Monday, April 28, 2014

INSPIRATION: THE NEW KIND OF YUPPIES - THE MUPPIES!


Ela veste peças da Zara misturadas com bolsas Louis Vuitton e sapatos Manolo Blahnik.  Num ímpeto de ousadia, talvez, a vejamos num casaco Prada, embora diga que é apaixonada por  upcoming labels como Marques’Almeida para elevar o nível de coolness. Ela faz questão de tomar café proveniente do comércio justo, todas as manhãs antes de ir trabalhar para uma popular financeira anunciada na TV. Ela é fã de bagas goji que petisca à laia de snack, enquanto blogga no mínimo de 30 minutos por dia. Fanática dos sumos verdes e programas detox, considera a carne vermelha e as gorduras trans a explicação para o aumento da violência urbana . Quando acabou o curso em gestão com alta média, os pais pagaram-lhe um shot intelectual de história da arte que foi tão-só o pretexto para ir passar 6 meses a Nova Iorque, onde se inspirou em histórias de vida sobejamente vistas anteriormente n’O Sexo e a Cidade e que agora quer a todo o custo reproduzir na cidade onde vive, já que não teve a sorte de ficar nas suas cidades de sonho NY/ LA/L.

Depois, de passar em revista os seus blogs favoritos e de alimentar o seu próprio blog, passa cerca de 60 minutos do seu horário laboral a pensar em como as suas capacidades estão subaproveitadas naquele emprego e na raiva que sente em ter que cumprir ordens de miúdos  acabados de sair das faculdades privadas e pertencentes ao clube dos “Jotas” dos partidos empregadores. Em seguida, o seu pensamento foca-se no que irá almoçar, enquanto explora destinos de viagem para as próximas férias, com o firme objetivo de passar um mês a tentar encontrar-se a ela própria, certamente inspirada em livros de autoajuda e em best sellers como “Comer, Orar e Amar”. 

Apesar de não gostar de rótulos, não desdenha a cultura Yuppie dos anos 80, segue os mesmos ideais de sucesso, status e poder, com a diferença que o objetivo é ser absolutamente “Cool” e sustentável. Aficionada de comportamentos ecológicos e conscientes, com grandes causas com Africa como cenário, o seu discurso é uma espécie de frases articuladas pela Miss Universo com letras dos Pixies e máximas dos grupos alternativos ecofriendly mais radicais, mas, trocando as old school Birkenstock pelas cópias new age by Isabel Marant.

Ela frequenta o ginásio c/ SPA mais luxuoso dos subúrbios. O seu personal trainer, com quem fala mais do que com a própria mãe, tem o estatuto de exclusividade com direito ao seu número de telemóvel pessoal e acesso direto ao seu perfil não profissional do Facebook  e Twitter. O mesmo acontece com a sua coach de nutrição funcional. Não mete uma uva à boca sem trocar inúmeras impressões com ela, e tem sempre grandes dúvidas sobre rótulos alimentares não economicamente sustentáveis. Não se coíbe contudo de comer cerejas de Cuba no Natal ou peixe rico em ómega 3 pescado nas profundas águas do Alasca, desde que lhe garantam que faz bem à pele ou simplesmente porque lhe apetece.

A maior aspiração dela é fazer (muito) dinheiro mudando o mundo.

Mas, tem sempre um Plano B que pode bem passar pelo casamento com o chefe sub-35 que entretanto concorreu a um alto cargo elegível no partido que o viu nascer. Ela é uma mulher prevenida, pelo que o Plano C é ficar adepta do baby boom, com o baby mais promissor lá do escritório que sonha vir a arranjar um emprego  na Wall Street. Não é que ela tenha um gosto particular por criancinhas, mas, alguém tem que vestir as roupinhas que o Karl Lagerfeld desenhou para os mini-Chanel. De repente, já nos 40 sonha ser vista durante o dia a passear com a trupe overdressed nas avenidas onde as lojas de luxo dão um ar de sua graça. Afinal, tem que fazer valer o sacrifício de casar com o gajo que primeiro lhe arranjou um Visa platina e lhe ofereceu uma viagem em 1ª classe ao Dubai no dia do seu 39º aniversário.   

Ela é a digna representante do novo feminismo...

Ela é talvez das pessoas mais inteligentes e talentosas da sua geração, mas, acha que passar os dias num escritório com vista para sedes de bancos não é absolutamente nada cool, para além de que o ar condicionado encarquilha… Ela é assim a representante digna de um novo feminismo do seculo XXI que usa o capital erótico, essa combinação demolidora entre a sedução física e o magnetismo social, como arma para subir na vida. As novas feministas como ela esforçam-se por adquirir conhecimentos e ao mesmo tempo em conseguir um look irrepreensivel. Ela defende, no seu blog com milhares de visitas por dia, que o charme constroi-se e ter uma aparência enérgica é meio caminho para o sucesso. Ir ao cabeleireiro e comprar roupa são investimentos racionais, jamais uma perda de dinheiro. Elas são eximias em explorar as fraquezas dos homens. De resto a vida nunca foi justa para ninguém e nesse campo batem-se em pé de igualdade com eles que usam a sedução desde as cavernas, para obterem das fémeas o que querem. Ela é admirada, por motivos bem diferentes, por homens e por mulheres que a seguem nas redes sociais exaustivamente, assim como as suas máximas de que a aparência e o estilo são ditados pelo esforça e pela dedicação e não pela genética. Para aliviar a consciência dos outros, mais do que a dela,  dedica-se a causas sociais enquanto o marido se entretem a financiar star-ups de filhos dos amigos.  

Ela é uma MUPPY - a Millenial-Yuppie hybrid.
 


                 

2 comments:

  1. Essas mulheres são tão cansativas...

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  2. A rapariga é mesmo cansativa... Mas nunca tinha visto a coisa por este lado, se bem que já dei por elas, por aí. Aos 60 é vê-las na penúria a venderem as memórias a uma editora de terceira na esperança de sacarem um milionário!

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