Friday, April 25, 2014

INSPIRATION: AN AFTERNOON SNACK



blog.freepeople.com


Apesar de ser feriado - hoje comemora-se a Revolução dos Cravos que foi à 40 anos - tenho que ir trabalhar daqui a poucas horas. Ser coordenadora cultural tem destas coisas, em dias de diversão há que garantir que os outros se divertem e que corra tudo bem.

Mas, isso não quer dizer que logo mais a diversão não se espalhe cá por casa... apesar de termos o membro mais velho da família de cama com gripe, a festa da Liberdade continua... sob a forma de petisco sem prescindir da parte saudável, já que o doentinho precisa de recuperar a energia.

Assim, para o lanche tardio ao pôr-do-sol na Serra de Sintra, aqui vos deixo uma inspiração que já está à á de espera no frigorifico cá de casa.

HUMMUS COM BATATA DOCE E CHICÓRIA

. 2 chávenas de grão de bico  cozido
. 1 batata doce assada descascada
.  1/4 de chávena de tahini (pasta de sésamo ou gergelim) - tenho uma que comprei no Martim Moniz mas já ouvi dizer que existe uma boa no Pingo Doce. 
. 1 cc de sopa de sumo de limão
. 2 dentes de alho picado
. 1 cc sopa de azeite
. 2 cc chá de cominhos
. 2 cc chá de ras al hanout* (* 1/2 colher de chá de canela, 1/2 colher de chá de coentro, 1/4 colher de chá de açafrão, 1/4 colher de chá de colorau, 1/4 colher de chá de cardamomo, 1/4 colher de chá de pimenta caiena. )
. 1/4 de cháv de amendoas fatiadas
. 1/4  de chicória picada

Num copo misturador combinar o grão de bico, tahine, suco de limão, alho e azeite até se obter uma pasta grossa. Adicionar a batata doce, cominho, ras al hanout* e uma pitada generosa de sal e pimenta. Antes de servir colocar topo do hummus a pimenta moída na hora, um toque de azeite, as amêndoas e a chicória. Servir com bolachinhas salgadas ou tostas e talos de aipo. I LOVE IT!

 

No comments:

Post a Comment