Thursday, October 16, 2014

A DAY AT TM COLLECTION: A PORTUGUESE BRAND THAT IS CONQUERING THE WORLD (AND MY HEART TOO)


Esta manhã fui com o João Lamares visitar o showroom da TM Collection, uma marca que trago no lado mais fashion do meu coração. Sempre que me desloco ao centro nevrálgico da Tm Collection em Alvide (Alcabideche -Cascais) é como chegar a casa. Mas, uma casa cheia de histórias e de coisas belas em que o minimo detalhe de cada almofada, de cada tapete... de cada objeto escolhido faz parte integrante do conceito TM Collection: Tradição, modernidade, inspiração. Muito mais que moda... um lifestyle que acho combina tão bem com Cascais.   




Neste showroom pudemos tocar nas roupas e acessórios, experimentar, tirar fotos, conviver com os criativos, designers e modelistas residentes do atelier, vislumbrar como se elabora uma coleção desde a primeira imagem ao prototipo final. Ali aprende-se, respira-se e vive-se a criatividade à espreita em cada canto.



























Foi assim com enorme entusiasmo que aceitei o desafio da Teresa Martins e da Fábia Campos para seguir passo a passo a criação de um desfile, desde o styling, às provas e ensaios, castings... e no dia D ao final da história que se inicia no azáfama do backstage até ao fugaz adeus da designer no final do desfile. Todo o trabalho que está por detrás dos cerca de 10 minutos que dura um desfile é algo que a maior parte das pessoas nem sonha.











 

Mas quem é a TM Collection?

Facilmente se reconhece uma peça desta marca portuguesa e não é preciso ser-se especialista em moda.
Todas as colecções são desenhadas pela equipa de design residente, sob a direcção criativa da Teresa Martins.

A maioria dos tecidos usados nos produtos TM, são desenhados pela equipe TM e são exclusivos da marca. Recorrendo a materiais naturais como sedas, algodões e linhos, definem-se cores, recriam-se padrões, texturas e bordados da paleta subjacente ao tema de cada colecção.

É esta exclusividade da matéria-prima, aliada à preocupação com o detalhe que foram construido ao longo do tempo a identidade da marca cuja excelência é cada vez mai sreconhecida lá fora, não só como marca de moda mas como produtos de casa em que a TM aposta forte através da definição de um lifestyle muito próprio.




 Neste momento no atelier TM já se trabalha na coleção outono/inverno 2016...
Tudo começa com uma imagem... um esboço da equipa criativa dirigida por Teresa Martins. Essa imagem é transmitida à modelista Teodora que dá vida ao desenho, faz os moldes, constroi o prototipo e garante a qualidade na pós-produção.

























Neste momento um estudante de moda japonês está a estagiar no atelier TM, ouviu falar pela primeira vez na marca em Itália e apaixonou-se pelos tecidos, pelos padrões originais... que eu acho tem muito a ver com
o espirito estético japonês. O seu sonho? Confessou-me em voz baixa mas emocionada: Ir para o Japão e criar a minha própria companhia de moda. E eu acredito que ele vai até ao fim, porquê? Pelo brilhozinho nos olhos e pelo sorriso timido e confiante ao mesmo tempo. Amanhã tenho que perguntar-lhe o nome de novo...


























Se este post vos abriu o apetite, não percam brevemente toda a história de uma coleção ... até ao desfile final.

Desde já agradeço à Teresa Martins, à Fábia Campos e a toda a equipa pela forma como nos recebem sempre, e o facto de terem aberto a porta que habitualmente está bem cerrada aos olhares estranhos, daquela que irá ser a coleção para a próxima primavera/ verão e pela oportunidade do FASHION HEROINES a ver e sentir em primeirissima mão.
























PHOTOS JOAO LAMARES PHOTOGRAPHY @ll rights reserved for Fashion Heroines


TM Collection no Facebook: https://www.facebook.com/TMcollection1

Visite o site TM Collection: http://www.tmcollection.com/pt/

No comments:

Post a Comment