Jean Shrimpton, Julian Tomchin, 1960′ |
Pierre Cardin late 1960's |
Francoise Hardy in metal-link jumpsuit by Paco Rabanne, 1968 |
Space Hat Edward Mann, Photo John French, 1965 |
Space Age Collection by André Courrèges, Avenue (Dutch) Dec 1965 |
Nicole de la Marge, Pierre Cardin, 1967 |
Photo Ormond Gigli, NY 1967
|
Look at these images above, they are from the 60's and good examples of what fashion designers are doing now, directly attached by them. The 60's are completely sold out, and I can't stand more 50's and 60's (or 70's or 80's even 90's) re-inventions. I'm hungry for new things. I'm bored!
***********************************************************************************
Penso que um dia as pessoas descobrirão que as boas ideias do passado se foram de vez. Só então, delas libertadas as pessoas tentarão com afinco criar as suas próprias boas ideias e a partir daí criarem algo de radicalmente diferente. Sim, sou uma pessoa com esperança e não concordo absolutamente com a impossibilidade de criar "novo". Isto só é possível se os criadores deixarem os arquivos em paz e encerrarem o capitulo "passado" e a moda da re-invenção e do remix que a internet veio facilitar demais. O youtube, wikipedia e googlar em geral tornou o passado mais próximo do presente do que alguma vez foi possivel, fazendo parecer inviável olhar o futuro com novos olhos, presos que estão ao fabuloso reino do passado. Temos que parar de copiar, fazer remix, misturar, e dar de novo as ideias que já foram inventadas por génios que idolatramos ( e com razão, sem dúvida). Tornamo-nos preguiçosos e enchemos as nossas mentes de fantásticas "novas" ideias já inventadas pelos nossos avós e pais. As novas gerações têm que se libertar do fantasma do passado perfeito e ideal onde tudo já foi inventado. As novas gerações só têm que fazer o que lhes estás destinado - inventar o futuro e os seus caminhos! Para isso têm que parar de gritar e de lamentar "porque já tudo foi inventado". Não acredito nisso. Claro que é mais fácil ligarmo-nos ao youtube, wikipédia, ipod, itunes... e com livre acesso às geniais ideias do passado, fazer delas a nossa base de trabalho a que toscamente chamamos "inspirarmo-nos em". Os autores dessas ideias "perfeitas" trabalharam muito, dia e noite, a vida toda para nos fazer crer que a inspiração é algo fácil e espontaneo. Mas, não é. A inspiração leva tempo, muito trabalho duro e necessita de muita experiência.
As imagens que vos trago neste post são só meros exemplos de como os anos 60 e neste caso a Space Age, são o ponto de partida para tudo o que se apresenta nas semanas da moda, de Nova Iorque a Paris, passando por Londres e Milão. Pois, para mim os anos 60 estão conmpletamente esgotados (diria o mesmo dos anos 50, 70, 80 e até 90). Também há muito lixo produzido no passado, e as ideias geniais "vintage" estão à beira de um ataque de nervos! Ou então, estou eu... absolutamente, entediada!!!! Tenho fome de coisas novas.
Pics via (...)
No comments:
Post a Comment