Thursday, March 13, 2014

INSPIRATION: VISION... IS ALL WE NEED!

Photo by Paula Lamares


 
Para quem vive intensamente as semanas da moda, sabe que é imposível absorver tudo ao momento, pelo que dias mais tarde quando estamos a rever as fotos editadas é que verdadeiramente "vimos" os detalhes que nos escaparam, relembramos da conversa que tivemos com um certo designer, fashionista ou jornalista ou estudante de moda... e aquilo que nos fica na retina e, seguidamente, passa para a memória, são short-stories contadas num desfile, num diálogo ou mesmo na rua por aquele outfit que por alguma razão nos marcou.


Photo by Joao Lamares


Para mim uma das melhores partes da semana da moda é o convivio com as pessoas do meio e os pequenos bate-papos nos intervalos dos desfiles com pessoas interessantes que dedicam a sua vida à moda e não necessariamente ao Fashion World. Para mim que só esporadicamente tenho acesso ao ambiente mais intímo da moda, esta troca de ideias e inspirações são altamente motivadoras.


Photo by Paula Lamares


Como disse Suzy Menkes (Vogue) num artigo que pode ler AQUI "The Circus of Fashion" , o circo está (bem) montado, e os defiles já não são para muitos o epicentro dos acontecimentos. Há muita gente que aparece à porta e que nem tem convite para assistir a todos os desfiles, simplesmente vai lá para ver e ser visto e se possível (muito) fotografado.


Photo by Paula Lamares


De facto as it-girls e os blogs de moda trouxeram novos paradigmas ao Fashion World, e são já muitos os designers que vão buscar à rua e aos looks do dia inspiração para as suas coleções e styling. Também as marcas viram nos blogs e respetivas it-bloggers uma oportunidade de vender, pois, os looks publicados rapidamente se tornam virais e como consequência os produtos anunciados (implicitamente) esgotam quase de imediato nas lojas e as marcas facturam com um investimento minimo de excelente retorno.

 

Photo by António Alexandre Palma


Com quatro marcas de peso a ausentarem-se da Lisbon Fashion Week, certamente, por falta de reconhecimento em Portugal e consequente não retorno face ao grande investimento que exige um desfile, a internacionalização torna-se um caminho obrigatório para quem quer sobreviver numa das indústrias mais duras em termos competitivos. Por isso acho que o nome VISION que a Modalisboa deu a esta edição Outono/Inverno 2014, é bastante apropriado aos tempos que correm. Aquilo de que precisamos é visão dos nossos designers, dos nossos empresários, e também, dos consumidores portugueses que consomem pouco moda nacional, possivelmente, porque falta de campanhas publicitárias apelativas ( a divulgação não se pode fazer só em três dias de seis em seis meses e depois esquecer...) e, sobretudo, a existência de um jornalismo de moda informado e apostado em divulgar também os novos nomes da moda portuguesa que têm de buscar lá fora, nomeadamente, em Londres, o sucesso e as oportunidades.    


 

Photo by Paula Lamares


 

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