Para quem vive intensamente as semanas da moda, sabe que é imposível absorver tudo ao momento, pelo que dias mais tarde quando estamos a rever as fotos editadas é que verdadeiramente "vimos" os detalhes que nos escaparam, relembramos da conversa que tivemos com um certo designer, fashionista ou jornalista ou estudante de moda... e aquilo que nos fica na retina e, seguidamente, passa para a memória, são short-stories contadas num desfile, num diálogo ou mesmo na rua por aquele outfit que por alguma razão nos marcou.
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Photo by Joao Lamares |
Para mim uma das melhores partes da semana da moda é o convivio com as pessoas do meio e os pequenos bate-papos nos intervalos dos desfiles com pessoas interessantes que dedicam a sua vida à moda e não necessariamente ao Fashion World. Para mim que só esporadicamente tenho acesso ao ambiente mais intímo da moda, esta troca de ideias e inspirações são altamente motivadoras.
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Photo by Paula Lamares |
Como disse Suzy Menkes (Vogue) num artigo que pode ler
AQUI "The Circus of Fashion" , o circo está (bem) montado, e os defiles já não são para muitos o epicentro dos acontecimentos. Há muita gente que aparece à porta e que nem tem convite para assistir a todos os desfiles, simplesmente vai lá para ver e ser visto e se possível (muito) fotografado.
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Photo by Paula Lamares |
De facto as it-girls e os blogs de moda trouxeram novos paradigmas ao Fashion World, e são já muitos os designers que vão buscar à rua e aos looks do dia inspiração para as suas coleções e styling. Também as marcas viram nos blogs e respetivas it-bloggers uma oportunidade de vender, pois, os looks publicados rapidamente se tornam virais e como consequência os produtos anunciados (implicitamente) esgotam quase de imediato nas lojas e as marcas facturam com um investimento minimo de excelente retorno.
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Photo by António Alexandre Palma |
Com quatro marcas de peso a ausentarem-se da Lisbon Fashion Week, certamente, por falta de reconhecimento em Portugal e consequente não retorno face ao grande investimento que exige um desfile, a internacionalização torna-se um caminho obrigatório para quem quer sobreviver numa das indústrias mais duras em termos competitivos. Por isso acho que o nome VISION que a Modalisboa deu a esta edição Outono/Inverno 2014, é bastante apropriado aos tempos que correm. Aquilo de que precisamos é visão dos nossos designers, dos nossos empresários, e também, dos consumidores portugueses que consomem pouco moda nacional, possivelmente, porque falta de campanhas publicitárias apelativas ( a divulgação não se pode fazer só em três dias de seis em seis meses e depois esquecer...) e, sobretudo, a existência de um jornalismo de moda informado e apostado em divulgar também os novos nomes da moda portuguesa que têm de buscar lá fora, nomeadamente, em Londres, o sucesso e as oportunidades.
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Photo by Paula Lamares |
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