Sunday, May 19, 2013

INSPIRATION: AN AFTERNOON AT THE GARDEN OF THE NATIONAL MUSEUM OF COSTUME




No passado Sábado o Museu do Traje comemorou o Dia Mundial dos Museus com um conjunto de iniciativas que surpreenderam pela ousadia e interesse dos temas. Da parte da tarde tivemos à conversa com José António Tenente e Cristina e Cristina Duarte no fabuloso espaço da capela barroca do Museu e ficámos a conhecer um pouco melhor um dos mais conceituados criadores portugueses e o seu universo criativo. À noite foi a vez dos jovens criadores - Pedro Noronha Feio (White Tent) e Vitor Bastos (V!tor) e dos bloggers - Paula Lamares (Fashion Heroines), Marta F. Cardoso (Trend Me Too), José Cabral (O Alfaiate Lisboeta) e Sandra Martins ( que recentemente defendeu uma tese sobre o universo da blogosfera e a moda) se cruzarem em conversa sob o tema Memória + Criatividade = Mudança Social e os Desafios Atuais da moda nacional.

Lá vai o tempo em que os museus eram espaços estáticos e nada interativos. Hoje o conceito de espaço museológico mudou e podemos encontrar uma infinidade de eventos, conferencias, visitas animadas... jogos lúdicos, música, dança... no espaço de um museu que vai muito além das tradiconais exposições permanentes e periódicas.

Clara Vaz Pinto, a diretora do Museu do Traje e a sua magnifica equipa, perfeitamente conscientes da concorrência que as novas tecnologias trouxeram aos museus e os novos desafios colocados a estes locais, apreenderam essa necessidade de tornar o espaço de um museu atrativo e transversal ao visitante de todas as idades e formações. O Museu Nacional do Traje possui hoje as carateristicas ideiais para um programa em familia não só pelas muito interessantes exposições no interior do belissimo edificio como pelos maravilhosos jardins que o ligam ao Museu Nacional do Teatro.

Foram justamente os lindissimos jardins do museu que me inspiraram a desafiar o João para contarmos uma história em imagens. Por uma tarde fui a anftriã de uma visita aos jardim encantado que por momentos senti minha pertença. O João e a sua câmara seguiram-me neste passeio pelo lago das tartarugas, pelas árvores centenárias, pelas muralhas de pedra cenário de tantos beijos roubados,  pelos padrões perfeitos e equilibrio de cores que só a natureza consegue tornar possível ... e onde a inspiração se descobre ao virar de cada esquina. Queiram acompanhar-me por favor nesta tarde em que todos os caminhos vão dar ao tempo mágico onde o passado se entrelaça, romanticamente, com o presente...       



















Photos by Joao Lamares Photography
Skirt and Top by José António Tenente
Hair, make-up and styling by Me
Outdoors courtesy of the National Museum of Costume

No comments:

Post a Comment