Monday, April 8, 2013

PROTEST AGAINST THE BAD WEATHER in places that the only thing good used to be the weather



 
 
 
 
 
Portugal está a passar um mau bocado que já dura há séculos, mas, quando os países mais ricos e desenvolvidos que nos vinham com histórias de inveja sobre como eram civilizados e progressistas e como os respetivos povos viviam bem, nós contra-argumentavamos: Pois, pois, pobrezinhos mas cá  o Sol brilha mais de 300 dias por ano, as temperaturas primaveris duram as 4 estações e ainda as praias paradisiacas e perder de vista, e obadli-obladá... assim, não havia mau-humor que resistisse aos dias gay tipicamente portugueses, protegidos pelo santo ciclone dos Açores. Está bem que recebemos menos de 1/4 dos ordenados dos europeus do norte, mas, como eles tinham o frio e o cinzento com euros, nós tinhamos o sol e o calor sem euros, o mundo parecia justo e os sacrificios mais ou menos bem repartidos: Paraisos pobres versus países gélidos e cinzentos ricos. E nós iamo-nos conformando e lá iamos andando.
 
 Mas, de repente eis que tudo mudou. Nós continuamos pobres a caminhar para paupérrimos e agora herdamos também as condições metereológicas dos ricos. Isso é que já não podemos suportar. Que nos levem os ordenados e subsidios como se não houvesse amanhã ainda vá; Que os impostos sejam como o monstro-das-bolachas-encontra-o-Garfield-das-lasanhas tudo bem se é pelo bem do país; Que tenhamos que tirar o nossos filhos da universidade por falta de pagamento de propinas e haja gente graduada sem nunca ter posto os pés na universidade é a Lei do Mais Forte; Que nos digam que o estado social era um projeto inviável incontornável como o verdadeiro Comunismo, vá, vá; Que tenhamos que gramar as ordens da TROIKA mesmo que o mundo vire de cabeça para baixo e o país afunde e os submarinos flutuem, pronto é a vida.
 
AGORA que o Sol nos abandone e o Inverno queira emigrar em força para cá como há anos fizeram os brasileiros, nã, nã , nã... isso não podemos permitir. Isto está a pedir outra REVOLUÇÃO. Está bem que nós já estamos habituados à economia paralela e podemos sempre pedir aos chineses da EDP que façam um fake Sun e nos vendam baratinho o download chinoca, made in Twain, dos dias solarengos; Até somos um país simpático para os estrangeiros, mas, isso já era porque a simpatia só nos advinha do bom tempo e do sol explêndido, agora tornamo-nos quase tão antipáticos como os filandeses mas sem dinheiro que é muito pior. E acreditem em mim que o mau humor de pobre vem sempre seguido de um mau hálito a peixe  de enloquecer qualquer um. 
 
Os portugueses aguentam a austeridade e muito mais como dizia o Banqueiro, mas, não aguentam semana após semana essa névoa densa sem D. Sebastião dentro e o stress da chuva imparável que faz tremer as bexigas mais hiperactivas. Até podiamos contratar a Máfia de Leste para descobrir quem nos raptou o Sol e fazermos vingança com as nossas próprias mãos; O que temo é que tenham sido os alemães ressabiados por terem descoberto que foi um paparazzi português que tirou a foto nua da Chanceler no auge da sua juventude. Se bem que se virmos a foto o problema não está na nudez da Merkel mas no facto provado de que ela algum dia foi uma jovem normal e não um produto imaginado por um Frankestein marado com a ajuda de Fritz, o anão corcunda, ainda que o Sarkozy esteja morto (e dúvido que tenha sete vidas como os politicos portugueses que morrem e ressuscitam a um ritmo assustador mesmo para os católicos apostólicos).
 
De facto os portugueses não aguentam o tempo londrino como se de manhã à noite fossem 7 da tarde! Vão por mim que não aguentam. Faz-lhes falta o churrasco dos domingos patrocionado pela guerra do Pingo Doce com o Continente; Faz-lhes falta o papo vazio e inútil das esplanadas viradas a sul; Faz-lhes falta sairem do trabalho às 4 da tarde e irem até á praia fazerem de tostas e encherem-se de minis fresquinhas... até lhes faz falta queixarem-se do calor logo que o termómetro acusa uns insuportáveis e incandescentes  25º. Vão por mim que os portugueses não aguentam o Inverno dos ricos sem o glamour dos casacos de pêlo de cordeiro da Mongólia, para não falar que faz mais frio no interior das casas tipicas portuguesas que nos igloos dos Inuit. E nós já mostramos que não somos assim tão pacificos como os outros nos pintam. A Revolução dos guarda-chuvas está iminente e desta vez temo que não seja tão ingénua como a dos Cravos. Primavera sem sol é como nos tirarem o Pai Natal e o Menino Jesus ao mesmo tempo, ainda que nos devolvam o subsidio de Natal em duodécimos. Ou o calor chega antes de Agosto ou o governo cai sem apelo nem agravo e a culpa não vem do Palácio Raton. Os portugueses não aguentam ser pobres e não ter sol...temo o pior.
 
 
       
 
                


No comments:

Post a Comment