Wednesday, February 8, 2012

INSPIRATION: RETROMANIA AND VINTAGE ADDICTS - What Could Happen To a Culture Obsessed By the Past?




You ‘re living now a truly Retromania”. Current fashion is really inspired by the past eras as we can see not only in the runways but also in fashion editorials and ad campaigns. So the question is: why and how contemporary pop culture doesn’t share its “future-rush’’ fixation. instead of “being the threshold to the future,’’ the 2000s were dominated by the ‘re-’ prefix: revivals, reissues, remakes, re-enactments...

Estamos a viver actualmente uma verdadeira "Retromania", a moda está completamente absorta no passado como facilmente se constata nos desfiles, nos editoriais de moda que enchem as revistas e na próprias campanhas publicitárias. A questão é: Porquê e como é que a cultura pop contemporânea não tem partilhado com mais firmeza a sua corrida para o futuro como seria natural,  e, em vez de ser o limiar do seu futuro, a geração 2000 foi dominada pelo prefixo "re": Renascimento, reedições, remakes, re-encenações...  






What means “retro’’ after all? Retro is a term to describe pretty much anything that relates to the relatively recent past of popular culture, the main thing is that we aren’t in front of something really new. It seems to me that nowadays the amount of creative and leisure-capital spent on nostalgia is unparalleled. I think there has never been a society in human history so obsessed with the cultural artifacts of its own immediate past and nor in fashion industry but also in music and other cultural and entertainment fields included design in general. The retromania in fashion is only a reflex of what is happening in our society. The retro fetishism is expressed in other pop forms as well, including Hollywood’s seemingly endless cycle of revamping blockbusters, theater’s current obsession with recycling films for the stage, and of course fashion’s vintage addiction.

O que é que significa afinal "Retro"? Retro é um termo usado para descrever quase tudo o que se relacione com o passado recente da cultura popular. O que me aflige é que estamos todos tão obcecados pelo passado que não se tenta criar algo de verdadeiramente novo. Parece-me que hoje em dia a quantidade de capital criativo e de lazer que se dispende com esta onda nostálgica não tem paralelo. Julgo que nunca houve na história da sociedade humana uma tão grande obsessão pelos artefactos culturais do passado imediato e isto acontece não só na indústria da moda que é a expressão do que se passa na sociedade em geral, mas, também em outros campos de entretenimento e culturais como seja na música, encenação, design, etc. O retro fetichismo expressa-se em quase todas as produções actuais da cultura pop incluindo os infindáveis ciclos de reformulados blockbusters, o fetichismo actual pelo remakes de filmes antigos encenados para teatro, e claro a adicção pelo vintage por parte do fashion world.  





Can we relate new technologies like YouTube and the MP3 players as enablers of this increase of revivalism? It’s true that internet allows the past is immediately available as it was never been to the present generations. But this is not enough to explain this obsession by the recent past and the aesthetic related with it. The art should continually seek out new territories because it was the only way to keep art alive and to get a cultural and thinking progress. Can a all generation obsessed by the past, and not only inspired by it, find new ways to expressed itself without that sense of shame about being a derivative?

Será que podemos relacionar as novas tecnologias de informação como o YouTube e os leitores MP3 com este interesse pelo revivalismo? É que a internet possibilitou algo que anteriormente seria impossível - o rápido acesso ao passado pelas gerações presentes. Mas, julgo que tais inovações não justificam só por si esta adicção pelo passado imediato e pela estética quelhe está subjacente. A arte deveria por natureza buscar constantemente novos territórios para se expressar, ainda que não desperdiçando a herança cultural e nela encontrando fontes de inspiração. A exploração de novos territórios é a vocação primordial da arte e necessária para que esta se mantenha viva, como expressão privilegiada do progresso do pensamento. Será que uma geração obcecada pelo seu passado e não somente por ele inspirada, que repete à exaustão as fórmulas e instrumentos das épocas que lhe antecederam, consegue "inventar" uma voz própria sem o sentimento de vergonha por não passarem de meros derivados de alguma coisa?



There is so much talk about the economic and financial crise that touch the decline of our civilization, but I think always in a historical true: all economic crises were preceded by cultural and moral crisis that led to the decline of great ancient civilizations. This current addiction to the past and our dazzle by its glamour means that we are unable to accept the great challenge that is the future and its unkown and unexplored paths. So I ask: How can we glare the next generations and be a source of inspiration to all of artists and designers who will succede us? What image can we project in the mirror of the fashion and art's future? What will be the "The next big thing" that will make the difference between our civilization from others besides internet and tecnological gadgets as amazing toys? But can we create something rather different that
can really change anything?   

Fala-se muito da actual crise económica e financeira que afecta a civilização ocidental, sobretudo europeia, mas, sabem uma verdade histórica: Todas as crises económicas foram antecedidas no passado por crises culturais, sociais e até morais que conduziram ao declínio e até desaparecimento das mais importantes civilizações antigas. Os reinos, os países e até civilizações inteiras não são imortais como muitos pensam e o que remanesce delas é muitas vezes aquilo que conduziu ao seu declinio e extinção - a sua força cultural e impermeabilização à aculturação, força essa derivada da inovação do pensamento a par do desenvolvimento tecnologico e cientifico. Esta nossa aculturação pelo passado e o deslumbramento pelo seu glamour pode significar que somos inaptos para enfrentar o grande desafio que é o futuro e o desconhecido assim como novos caminhos inexplorados. Então pergunto: O que é que estamos a fazer para deslumbrar as gerações vindouras e para  inspirarmos os seus criativos, artistas e designers? Que imagem conseguimos nós projectar no espelho do futuro da moda e da arte? Qual virá a ser a "Next big thing" que distinguirá a nossa civilização das outras?

Recuso-me a pensar que, por mais importante que tenha sido a sua invenção, venhamos a ficar conhecidos como a civilização dos game boys e do "livro-das-caras" vulgo Facebook  e do youtube como instrumentos privilegiados para viajarmos na máquina do tempo, rumo ao passado para lhes copiarmos as ideias com mais ou menos brilho ou mais ou menos polyester, e o plastificarmos com mais ou menos photoshop e mais ou menos acrilico. Mas, será que conseguimos criar algo de radicalmente diferente sem ser mais brinquedos tecnológicos para adultos que mude realmente alguma coisa? 





All pics from current fashion editorials from recent magazines' issues and ad campaigns.

 
Even an artist like Lady Gaga who seems to be innovative has no qualms about going back to the 60's to copy the ideas...

Nem mesmo uma artista como Lady Gaga que parece algo inovadora não tem pudor em ir copiar as ideias lá atrás aos anos 60... 



Pics via This/or/That


No comments:

Post a Comment