Thursday, April 17, 2014

INSPIRATION: YOU ARE WHAT YOU EAT - A PERSONAL EXPERIENCE.





Há quem ande a estranhar os meus posts sobre comida no facebook, devidamente acompanhados pelas imagens que faço aos pratos que vou cozinhando ao longo da semana. De facto, nunca fui uma pessoa que fizesse da cozinha um hobby, muito pelo contrário, para mim a cozinha sempre foi uma divisão a evitar por períodos mais longos que 15 minutos. O problema é que esta atitude de comer snacks a toda a hora, assim como, comida semi pronta, daquela que basta juntar água ou descongelar e cozinhar, andava-me a fazer sentir um balão de ar ambulante, para além de estar a engordar grama ali, grama aqui que parece que se não nota nada, mas, depois de uns 5 anos podem querer dizer mais 10 quilos.




Por isso, num dia em que estava vazia de ideias e desmotivada, resolvi mudar a forma como comia. Já passaram cerca de 3 semanas desde esse dia fatídico em que me obrigo a passar cerca de 1 hora por dia na cozinha e a mudar as coordenadas de busca nos supermercados. Passei dos enlatados, congelados pré-cozinhados e coisas que sabem bem de pacote para a secção das frutas e legumes, áreas de comida dietética e bio-qualquer-coisa, tudo coisas cruas e outras a precisarem de ser cozinhadas para mal dos meus pecados.




Para já posso dizer-vos que estou bastante surpreendida com os resultados e que a máxima “Somos o que comemos” é mesmo verdade. Passei a fazer saladas variadas (vocês nem imaginam a quantidade de frutas e vegetais que existem na internet e que desconhecia completamente a existência!!!) ao almoço,  para levar para o escritório, assim como, sumos e smoothies ao pequeno-almoço e lanches cheios de superalimentos ( goji, sementes de chia, de girassol, de abóbora, proteína de cânhamo, spirulina, maca etc. etc.) com  frutas e vegetais  e ao jantar há sempre uma sopa fresca com leguminosas e sem batata. Bani o leite (e a soja),do cardápio e substitui-o por iogurte natural, leite de aveia, de arroz, de amêndoas e água de coco. Pão e amidos (batata, massas…) só de vez em quando, exceto arroz (duas ou 3 colheres de sopa) e só ao almoço. Introduzi o cacau em pó e o açúcar de coco para adoçar e o chocolate preto com teor mínimo de cacau de 85% (mas, só um ou dois quadradinhos), tais como as amêndoas com casca e a noz de caju sem sal e sementes de abóbora para snacks ao longo do dia (não mais de 12 unidades/dia) ou quando preciso de shots de energia.



 
 
 
Descobri, igualmente, que posso usar a minha imaginação e criatividade na cozinha (sim sei que isto é básico, mas, ainda não o tinha sentido como tal, uma vez que a cozinha para mim  era sinónimo de antecâmara de dor e sacrifício) e comecei a criar receitas originais de saladas supernutritivas e sopas com ingredientes inusitados a substituir os tradicionais batata-cenoura. O passo seguinte foi caprichar na apresentação dos pratos para estimular as papilas gustativas que descobri estarem diretamente ligadas ao que os olhos vêm mais do que ao paladar. E como queria fotografar este meu projeto, aliei o útil ao agradável, se tinha que fotografar os pratos era bom que fossem bonitos e apetitosos.
 
 
 

Ao fim destas 3 semanas sinto mudanças radicais no meu aspeto (pele , cabelos…) e na minha cintura que deixou de albergar balões na barriga para passar a ficar lisa e sem aquela sensação de falsa grávida de 6 meses ao final da tarde. O trânsito intestinal regularizou pela 1ª vez na minha vida sem ter que tomar laxantes (nos quais estava a ficar viciada) e como me obrigo a beber 2 litros de água/chá por dia, sinto-me mais hidratada e sem fome nenhuma, pois, muitas vezes o impulso para ir petiscar qualquer coisa, devia-se a sede encapotada de fome (ás vezes o cérebro confunde as duas necessidades). Reduzi o meu colesterol mau e pela primeira vez em anos atingi valores perto do normal. No caminho perdi 2,5 quilos de gordura e aumentei a minha massa magra sem fazer qualquer exercício que não seja subir escadas a pé e caminhar à hora do almoço ( e ok, passear os cães de vez em quando).   


Como quero contar-vos aqui este meu projeto vou publicando no blog, em rubricas especiais, as minhas experiências culinárias, partilhando descobertas de mistura de sabores improváveis (sabiam que salada de ananas ou uvas ou romã com o salmão fumado são a oitava maravilha dos sabores?). Aviso desde já que isto não é um projeto para emagrecer, nem eu sou nutricionista, pelo que não garanto resultados a ninguém. Limito-me a investigar sobre alimentação saudável e sobretudo conselhos de coaches em nutrição ou nutrição funcional (sim isso existe) que são nutricionistas direcionados para implementar estilos de vida mais saudáveis nas pessoas. Por isso se tiver algum problema de saúde ou estiver grávida não siga a minha experiência, ok?  

 


Nestas coisas o que custa é começar, por isso preparei um começo em grande e para tal contei com a ajuda do Liquid da Merendinha no Chiado com os seus programas de detox personalizados. Assim, numa segunda –feira iniciei um dos programas do Liquid e passei três dias a sumos e smoothies híper-nutritivos. Foi este o meu motor de arranque, mas, cada um achará aquele que mais resulta consigo. Por mim, continuarei a partilhar as minhas receitas criativas aqui. Estão todos convidados, é claro.

 
 



    

No comments:

Post a Comment