Friday, March 7, 2014

LISBON FASHION WEEK/MODALISBOA VISION: SANGUE NOVO FW 2014-15



Olga Noronha FW 2014


Sangue Novo é o nome de uma plataforma criada pela Modalisboa onde jovens nomes da moda portuguesa, aspirantes a terem uma palavra no fashion world, têm a oportunidade de apresentarem as suas primeiras coleções, alguns deles ainda fora do circuito comercial. Não podemos esquecer que foi a Modalisboa, através desta plataforma, que deu a conhecer ao mundo nomes como Os Burgueses ou Marques'Almeida que conquistaram já o seu lugar e uma legião de fãs lá fora.


Olga Noronha FW 2014


Este ano o Sangue Novo conta com a presença de 2ID com a sua coleção "Numb", Catarina Oliveira e a "Unfold" collection, Cristina Real que nomeou a sua coleção de "Interrupção", Ina Koelln com "On the Go", Nair Xavier e as suas criações inspiradas em Bergie Seltzer e nas suas estruturas dos icebergs e plataformas de gelo, Olga Noronha e a coleção "Corpus In Claustrum", Patrick de Pádua e os "B#88 e finalmente, Sofia Macedo coma coleção "Etymon".

São estes os nomes selecionados pela Associação Modalisboa em cujo trabalho decidiu apostar, uns nomes absolutamente estreantes e outros já com alguma rodagem nos palcos da moda.

Olga Noronha FW 2014


Começo pelo fim, pois foi o último desfile da lista e aquele que mais impacto visual criou na assistência - Olga Noronha - com as suas esfinges encarnadas e armações escultóricas, um dos trabalhos conceptuais mais interessantes deste Sangue Novo. " Corpus in Claustrum" foi o nome que Olga Noronha deu às suas criações onde não faltou o drama e clausura intima num diálogo interessante entre os materiais moldáveis e maleáveis junto ao corpo como o cetim e os materiais duros e metálicos das estruturas que encarceram o corpo e por arrasto o pensamento e atitudes.

Olga Noronha FW 2014


Seguiu-se pela ordem das minhas preferências a dupla Sara Seidi e Rúben Damásio que constituem os 2ID, um projeto deveras interessante e já com uma identidade própria como o demonstraram nesta coleção NUMB.

2ID FW 2014


 Gostei do conceito gráfico, o jogo de diferentes texturas e sobreposições de opostos entre transparências e opacos. Uma coleção já com um pendor comercial assinalável e cujas peças poderiam integrar de imediato uma 'corner' de uma loja londrina de mood contemporâneo e urbano com uma forte adrenalina experimental, mas, sem perderem o foco comercial tão importante num universo tão competitivo como o é o Fashion World.

2ID FW 2014


Parece que os nomes do Sangue Novo continuam a tradição das criações monocromática e tons escuros e dramáticos, com predominância do preto, cinzas, azuis escuros e algum vermelho escuro e que sempre foram o ADN da moda portuguesa. Nunca se apostou muito em cores vibrantes e declaradamente esfusiantes, talvez pela influência do próprio caracter do português "suave" e de uma cultura literária e poética marcada por dramas pessoais ou coletivos, ou não fossemos nós o povo que canta o Fado e mais fala de saudade! Por isso as criações de Nair Xavier me pareceram tão modernas, lembrando que a moda também pode ser divertida "just for fun".

Nair Xavier FW 2014


 A afirmação da cor em toda a sua pujança, alia-se a uma silhueta atual com inspirações no sportswear e na década de 80 revisitada por uma leitura contemporânea. O estágio profissional com os White Tent marcou de certa forma o percurso das suas silhuetas práticas e urbanas, onde como se diz " Nenhum homem é uma ilha, contudo, cada individuo é um iceberg". Bergie Seltzer foi a inspiração de Nair Xavier para conceber esta coleção que atraiu o olhar dos mais distraídos e captou a atenção da audiência que encheu a sala dos desfiles.

Nair Xavier FW 2014


Sofia Macedo com a sua coleção "ETYMON" foi uma das "upcoming" designers  que de certa forma segue a tradição dos looks monocromáticos tão caros à moda portuguesa, onde os tons escuros são interrompidos por apontamentos de cor.

Sofia Macedo FW 2014


 Os drapeados e plissados conferem movimento a looks de imitação de pele, materiais que são grande tendência da moda atual e que fazem da coleção de Sofia Macedo talvez uma das mais comerciais.


Sofia Macedo FW 2014


 A silhueta é fluída ora justa ao corpo, mas, sempre com a contraposição de peças mais soltas como camisas e tops que conferem equilíbrio à figura feminina.

Catarina Oliveira FW 2014


Catarina Oliveira era talvez o nome mais sonante dos que participaram hoje no Sangue Novo, e o qual a maioria do público já tinha ouvido falar. Foi sem dúvida a designer que apresentou um trabalho mais consistente e uma conc
pção mais espessa e reconhecível. "Unfold" assim denominou esta sua coleção que goste-se ou não, é reconhecidamente original o que por si só já pode ser considerado um feito tendo em conta o quanto é difícil inovar quando tudo já parece ter sido feito.

Catarina Oliveira FW 2014


Não é um conceito fácil, pois, Catarina Oliveira foge aos tradicionais conceitos de beleza e sedução que estão ligados à moda. A sua silhueta é mais uma desconstrução quase rude e semi-aleatória e de certa forma intuitiva. Mas, isso longe de ser um defeito, pode ser uma virtude, tendo em conta que grandes nomes do fashion world e que reconhecidamente lançam tendências que são mais tarde assimiladas pelos outros designers ditos "mais convencionais" e para citar só um nome lembro Comme des Garçons onde a desconstrução é uma constante.

Catarina Oliveira FW 2014


Catarina Oliveira ainda terá um grande percurso a percorrer, mas, está certamente no caminho certo. A mestria de quem já domina materiais como os tecidos impermeáveis, sarjas, malha piqué e tricotadas com a atenção nos detalhes entre interior e exterior e acabamentos tecnológicos, são um bom sinal de que este poderá bem ser o próximo Big Name do fashion world, seguindo as pisadas de Marques'Almeida.


Ina Koelln


Ina Koelln, Patrick de Pádua e Catarina Real foram outros dos nomes que fizeram parte desta plataforma e que serão alvo de reviews e fotos exclusivas numa 2ª parte deste post a publicar brevemente.

Ina Koelln FW 2014
Photos by Joao Lamares 

@all rights reserved for Fashion Heroines
 ( if you want some of these images please ask)


No comments:

Post a Comment