Sunday, March 10, 2013

MARQUES'ALMEIDA FALL 2013 - MODALISBOA-LISBON FASHION WEEK




Começaram por desfiar e tingir o denim com inspiração na estética despojada do mundo grunge, movimento que surgiu no final da década de 1980, em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. Mas, o duo Marta Marques e Paulo Almeida, já integrados na London Fashion Week, cresceram, amadureceram e tornaram-se um caso sério de que todas as publicações, sites e blogs internacionais falam como uma das jovens marcas mais promissoras do fashion world. Marques'Almeida conquistou o estatuto international e a dimensão global que falta à moda portuguesa, a que não é alheio o facto de se terem estabelecido em Londres.Mas, não basta sair fronteiras para se ser reconhecido, e esta coleção para o próximo outono/inverno está aí para tirar as dúvidas aos mais descrentes. A ganga desfiada e a inspiração grunge continuam como ADN da marca, mas, a matéria-prima refinou-se e a utilização de materiais nobres veio conferir um upgrade à marca, mostrando que está no caminho para conquistar outros públicos mais exigentes. De estação para estação Marta e Paulo levam a marca para um diferente nivel a ponto de já estarem a jogar noutro campeonato, se comparados a outros jovens designers portugueses pertencentes à plataforma LAB/Modalisboa.

Só é pena que o "buzz" que geram à porta dos desfiles de Londres, já com uma verdadeira multidão de seguidores leais, não se reproduza aqui em Lisboa. Antes pelo contrário, a sala do desfile esteve meio vazia, com inúmeras cadeiras vagas na front row destinadasa imprensa escrita, designadamente às editoras de moda portuguesas. É realmente lamentável o desinteresse em Portugal por uma das jovens marcas, talvez a par da Saymyname, que andam na boca do fashion world, incluindo dos seus criticos internacionais mais cotados. Não quero crer que seja ignorância pura e dura, mas, o facto do calendário da modalisboa não lhe ter sido favorável e o pessoal ter feito noitada na festa do Silk no Bairro Alto. O risco é que a Marques'Almeida comece a achar que não compensa vir a Lisboa e a Modalisboa perca um dos nomes mais criativos e promissores da moda portuguesa e depois não há remédio, senão, ir ve-los a Londres.
     

















1 comment:

  1. Falou e disse!!
    É rídiculo (rí-di-cu-lo) que a imprensa não apareça. Eu mesma ocupei o lugar de uma revista nacional de renome várias vezes porque nem uma pessoa representante dessa revista apareceu.
    É vergonhoso que editoras e editores de diversas publicações nem se dignem a dar o ar da sua graça quando há 4 ou 5 lugares reservados só para si.
    Para além da falta de respeito, só revela o desinteresse das mesmas. Aparentemente é mais "fixe" ir à ModaLisboa para beber uns copos de "borla" do que trabalhar a sério.

    Marta

    ReplyDelete