Friday, January 11, 2013

SAMSUNG ( a la Gabriela):" SE PREPARE PEPA XAVIER QUE ESTA NOITE EU VOU TE USAR"



“Num espaço de poucas horas, um vídeo da Samsung com a blogger Pépa Xavier a dissertar sobre os seus desejos para 2013 tornou-se a anedota do dia e obrigou a marca a apresentar um pedido público de desculpas.”
(Ler mais: http://expresso.sapo.pt/campanha-da-samsung-gera-indignacao-nas-redes-sociais=f778608#ixzz2Hg4CektU )

 
Hoje quando acedi à internet logo pela manhã fui inundada de comentários e posts nas redes sociais e blogs sobre o vídeo da Samsung com bloggers portugueses a falar sobre os seus desejos para 2013, sendo que a visada era principalmente Pepa Xavier do blog Fashion a Porter, ainda que os outros bloggers participantes na campanha tenham levado por arrasto algumas críticas pouco favoráveis.

Já tinha visto os vídeos que andaram a ser amplamente divulgados pelos próprios nos respetivos blogs e redes sociais, e confesso que não gostei da campanha, sobretudo, porque se notava a olhos vistos que tudo tinha sido feito em cima do joelho e os protagonistas não se tinham preparado minimamente ou, melhor dizendo, não foram preparados e conduzidos como deviam ter sido e isso nem é culpa deles mas sim da marca, dos especialistas de marketing e demais responsáveis que planearam a campanha. Se a ideia era dar um certo ar “cool” e espontâneo, quem já produziu e dirigiu campanhas publicitárias sabe que o parecer real e espontâneo dá mesmo muito trabalho, ainda por cima quando se está a trabalhar não com modelos ou atores profissionais mas com pessoas comuns que não estão familiarizadas com uma câmara. A ideia é que não houve ensaios, não houve guião, não houve nenhum trabalho prévio com os bloggers que se limitaram a dizer o primeiro disparate que lhes veio à cabeça por mais oco e desinteressante que fosse. Aliás notava-se que nem eles tinham ideias “decoradas” sobre o que iam dizer, pois, mais nuns casos do que noutros, o discurso foi atabalhoado, sem principio meio e fim e cheio de repetições. Por exemplo, uma pessoa que tem um blog de moda, trabalha com moda e, portanto, se interessa profundamente por esse tema, em vez de se referir à icónica bolsa Chanel 2.55 diz “Aquela mala clássica preta que fica bem com tudo da Chanel”. Fiquei pois bastante surpreendida pela negativa como é que uma grande marca como a Samsung faz uma campanha destas tão “caseira”, no pior sentido.

Acontece que as grandes marcas têm visto nos blogs e nas redes sociais um campo ilimitado de oportunidades para fazer publicidade muito barata e, assim, reduzirem os custos em campanhas publicitárias nos meios de comunicação que são extraordinariamente caras. Esta posição por parte das marcas tem, inclusive, posto em risca a sobrevivência de certas revistas da especialidade no seu formato clássico em papel. E os bloggers, ingénua uns ou interessadamente outros, têm-se deixado “usar” a troco de um vestido, de um creme ou de acesso a determinados eventos à porta fechada como showrooms de lançamento de coleções. Recentemente, as marcas descobriram outro filão nos blogs e redes sociais, os vídeos e making-off onde os bloggers dão a acara e vestem a camisola da marca a troco muitas vezes de quase nada que não seja mais visibilidade que gera mais visitas e seguidores, comentários aos posts e, claro, mais convites das marcas para parasitarem a imagem do blog/blogger. Tudo isto não trazia mal ao mundo se as marcas jogassem claro e se investissem algum dinheiro na produção e realização desses vídeos, de forma a resultar um trabalho bem feito que prestigiasse a marca e quem neles participa. Mas, como vimos agora com a Samsung isso não acontece, os bloggers são deixados à vontade em nome da espontaneidade e nem um guião lhes dão para orientação, ora como na maioria do caso não estamos perante pessoas extraordinariamente talentosas para a arte da representação, se bem que até atores de primeira água precisam de bons guiões e de serem bem dirigidos, quando dá para o torto quem é que sofre as consequências? Certamente, não é a marca que terá meios para fazer esquecer uma campanha fracassada, mas, e a blogger que de repente se viu comentada pelos piores motivos e criticada por meio mundo nas redes sociais? Será que a Samsung a vai indemnizar pelos danos à sua imagem pessoal? Claro que não.

Não vou dar aqui uma de mãezinha e dizer “ eu bem vos tinha avisado” quando por diversas vezes fui convidada por marcas para participar em campanhas ou anunciar os seus produtos nos textos que faço no blog e sempre recusei. A internet é uma arma poderosíssima para criar ídolos com pés de barro e na mesma proporção destrona-los e faze-los cair no chão do esquecimento, sem que antes lhes destrua num ápice a reputação que levou mais ou menos tempo, investimento pessoal e trabalho a conseguir. Tenho visto a ascensão súbita de certos blogs e respetivos bloggers portugueses que parece que de repente estão em toda a parte, conseguem convites restritos para tudo e mais alguma coisa e são convidados para isto e aquilo e aqueloutro sem que algumas vezes esse reconhecimento seja fruto de um trabalho de excecional qualidade, mas, a maior parte das vezes pela imagem apetecida e um certo estilo pessoal, conhecimentos, meios e tempo de que dispõem ou por outra razão qualquer mais que não seja por sorte ou estarem ali na hora certa e no lugar certo. Mas, quando o sucesso e a visibilidade não são conquista de trabalho árduo, inspiração forte e de um talento único, mais facilmente caem nas falácias da fama e o que se passa depois não é bonito de se ver. Eu não gostei nada de ver uma jovem bonita, com defeitos e qualidades como todos nós, ser usada por uma marca poderosa no mercado e depois deixada sozinha aos cordeiros cobardolas com mania que são lobos das redes sociais. Já disse que não gostei da campanha, mas, também repito que a culpa não foi dos bloggers que a protagonizaram e que se limitaram a ser eles próprios por falta de lhes ensinarem a serem a personagem de si próprios que protagonizasse uma boa campanha e com que as pessoas se identificassem pela positiva como o fazem atores e modelos verdadeiros, com um guião decorado e produzidos para parecerem naturais e cool. Eu não gostei de ver a atitude posterior da Samsung ao retirar os videos e a pedir desculpas, mas, desculpas de quê e a quem? E sobretudo, não gostei dos ataques histéricos e discursos moralistas dos anonimos das redes sociais, possivelmente até pretensos amigos dos bloggers ou pelo menos visitantes assiduos das suas páginas e perfis sociais ( ou, possivelmente, não estariam a par dos videos e conexa polémica). Não gosto desta mentalidade-zinha puritana das pessoas que andam pela net e mamam  tudo o que é blog ao pequeno almoço, a fingirem-se muito chocados com o jeito e estilo de Pepa Xavier quando possivelmente lhe pedem para tirar uma foto à porta da Modalisboa e noutros eventos chamativos. Não gosto que quase ninguém tenha referido o papel da Samsung nisto tudo e da respectiva agência de publicidade que engendrou esta campanha low cost. Finalmente, não gosto da má imagem que o acontecido dá aos blogs e aos bloggers porque como é hábito não se destingue o trigo do joio e passa a ser tudo farinha do mesmo saco, passando uma imagem de consumismo e superficialidade nada abonatório para quem trabalha no duro e dispende muitas horas por dia a investir numa página a troco de quase nada, e em detrimento de horas de descanso e diversão.                              


 




3 comments:

  1. Concordo. Que tanha servido de exemplo para outras marcas. Barato por vezes sai mtoooo caro. E hoje em dia ninguem investe na qualidade.
    Tenho bastante pena para pepa. Se me preguntassem 12 desejos tb me ponha a inventar.
    Mas os portugueses tb sao lixados.
    O que vale que no fim a malta fica toda amiga.

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  2. Great post. this really is my personal 1st trip to your blog post. Many thanks for submitting a very good write-up.
    gw2 key




    RS Gold

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  3. Muito bem escrito, imparcial, e honesto. Partilho da sua opinião!

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