Thursday, October 4, 2012

HAPPY BIRTHDAY FASHION HEROINES!

Não, ontem não fui à preview da colecção da Anna Dello Russo para a H&M, apesar disso fazer de mim uma espécie de alien no planeta das bloggers de moda e afins. Não, não gosto das sweaters da Balenciaga, aquelas inspiradas na borracha dos pneus Michelin e com motivos da Star Wars. Não, não gosto das sapatilhas da Isabel Marant, nem de nenhuma das multiversões inspiradas em… Não, não tenho paciência para as mil e uma aberturas de lojas, previews, inaugurações e demais convites com que o meu email e facebook são fustigados diariamente quase em tanta quantidade quanto pedidos de aplicações e quejandos. Desses só vou - mais o fotógrafo da casa - aos que realmente interessam divulgar pela qualidade do trabalho envolvido e talento dos visados e aos eventos realizados, sobretudo, por marcas portuguesas que na minha opinião têm valor e merecem apoio e divulgação. Não, não faço “giveways” nem oferendas de espécie nenhuma no blog, nem aceito ofertas de marcas e produtos em troco de publicidade que considero enganosa e que há muito deixaram de expressar a opinião do próprio blogger para serem pub escondida. Ok, faço parcerias mas só quando acredito na qualidade dos serviços ou produtos que divulgo e só aconselho aquilo que pessoalmente experimento como o fazem as amigas umas às outras ( – Olha já experimentaste aquela mascara de pestanas X, é fantástica!).


A vantagem de se ser uma blogger em domínio gratuito e não uma cronista/jornalista paga pela revista Y ou o jornal W é justamente a liberdade de se dizer aquilo que se pensa, sem condescendências porque é português (e porque é que havemos de ser condescendentes com aquilo que é português? Não é isso uma forma gritante de menorizar o que é nosso?), ou obrigação de se dizer bem de algo que nos está a pagar a renda. A vantagem de trabalharmos só para nós e para os nossos seguidores é não ter que se escrever elogios a torto e a direito disto e daquilo porque a isso nos obrigam os chefes que por sua vez são coagidos pelos directores que precisam de convencer as marcas a comprar-lhes páginas e publicidade.

Sou uma pessoa bastante crítica das tendências e daquilo que se convenciona ser moda e nada propensa a seguir rebanhos e matilhas de opiniões todas iguais, Tenho muito pouca tolerância a celebridades que gostam de ser bajuladas e apalpadas e que tratam os que não o fazem abaixo de lixo. Sou ainda menos tolerante a cerimónias de entrega fictícia de prémios comprados que em nada abonam a indústria da moda e as pessoas sérias que dela vivem. Por isso simplesmente não apareço!

Chegados a esta altura devem perguntar-se como é que o meu blog ainda não fechou portas e declarou falência de visitas? Pois é, simplesmente porque eu não vou na conversa dos ratings de blogs e não meço o mérito do meu blog pela quantidade de convites para eventos xpto. ou de prendas e amostrazinhas que recebo na minha caixa do correio. Não, não tenho embrulhos em papel de seda e laçarotes vistosos para publicar no facebook tipo “ Ora adivinhem o que recebi hoje no correio?”. E acreditem que cada vez me convidam menos para essas festas-cocktails-previews e sei lá mais o quê que depois obrigam a divulgar fotos e textos a condizer e todos iguais na blogosfera dos famosos. Mas, em contrapartida tenho sempre convites fantásticos de marcas que realmente adoro divulgar e que me tratam com carinho e respeito mesmo não sendo eu jornalista ou chefe de coisa nenhuma a não ser do meu próprio rabo. E vejam lá o escândalo, tenho sempre acreditação para os eventos que fazem alguma coisa pela moda portuguesa, pelo menos cá no Sul, pois, a norte do Tejo a coisa já é bem diferente ( mas, isso fica para outra altura).
Tenho seguidores de todo o mundo, desde artistas plásticos, fotógrafos consagrados, designers daqui e de todo o lado, gente dos bastidores, modelos que admiro e simples pessoas que todos os dias me escrevem e comentam as minhas opiniões, o meu trabalho, o meu gosto e as minhas paixões/inspirações/obsessões.

Não, não tenho milhões de visitas a fazerem comentários fofinhos e a dizerem como estou fantástica. Não, não tenho. Mas, quanto mais não vale um comentário de qualidade daquele estudante de moda que me segue, o agradecimento daquele designer que admiro, a disponibilidade para trabalhar comigo por parte do fotógrafo do momento… e se só são um ou dois comentários por semana e não dezenas por dia é porque essas pessoas têm vida, são profissionais ocupados e não têm pachorra para andarem sempre a coscuvilhar a blogosfera a toda a hora. Não são meninas e meninos largados e fofinhos que não fazem mais nada do que postar comentários cor-de-rosa e de lacinhos e fitinhas a condizer. Ou pessoas invejosas que destilam ódio perante o sucesso dos outros. Não, também não tenho que lidar com esses porque quem é que vai invejar o Fashion Heroines?

Possivelmente o sucesso do meu trabalho e do meu blog não é visível, é intimo e intransmissível e faz-se da forma como sou acarinhada pelas pessoas que têm real valor em cada uma das áreas de que falo e que adoro. Outro dia recebi um comentário de um artista plástico do outro lado do mundo e que me dizia que não se interessa particularmente por moda mas que adora ler o meu blog. Nunca me foi negada uma entrevista, seja a portugueses seja a estrangeiros, mesmo quando a solicito a alguém que está muito acima do raking do mundo da moda e da arte. Agora, digam-me o que me interessam os milhares de comentários fofinhos? Os convites para previews de marcas que vivem dos blogs e os parasitam a troco de umas prendinhas e às vezes nem isso?

Não sei ao certo quantas visitas diárias tem o Fashion Heroines, simplesmente porque não peso o bebe todos os dias e cada vez que lhe dou papa. Não ando ansiosa a ver a minha caixa de emails a saber quantos comentários teve o post X. Não publico o que não gosto nem tenho que dar explicações a ninguém. Sou apenas responsável perante os meus seguidores e procuro informar bem, com rigor e expressar as minhas opiniões de forma sincera, sem subterfúgios. Respeito todos os criadores e pessoas ligadas ao mundo da moda, seja de onde forem, mas, tenho as minhas preferências e falo delas e por vezes critico o que não gosto, mesmo que o meu gosto vá absolutamente contra a corrente. Essa é a vantagem de se ter um blog pessoal. Não vejo qual é a vantagem quando deixa de ser pessoal e passa a estar ao serviço de outros interesses e de outros valores. Para isso temos as revistas que têm que pagar e muito caro as suas edições e que não podem sobreviver sem o apoio das marcas e empresas que lhe compram a publicidade.

O Fashion Heroines faz hoje 3 anos e desde o inicio que sempre foi a expressão daquilo que sou e penso, mais do que aquilo que faço. Não desejo mais, apesar, de desejar continuar a crescer e a chegar a mais gente, uns fofinhos outros menos, mas, cujo denominador comum seja o talento, a perseverança e a qualidade do seu profissionalismo. O mundo da moda não é um mundo fácil, mas, com isso não quero dizer que tenhamos que facilitar. Obrigado a todos os que me aturam desde há 3 anos. THANK YOU SO MUCH!

1 comment:

  1. É por isso que gosto de aqui vir!! :) (apesar de ser daqueles casos que vem cá de quando em vez por falta de tempo...)
    Parabéns FH! Parabéns Paula!

    Beijinhos

    ReplyDelete