Tuesday, February 28, 2012

PARIS FASHION WEEK - FATIMA LOPES FALL/WINTER 2012-13














The problem must be ME! I can't like Fatima Lopes' work so much I should do. Once again the Portuguese designer opened the Paris Fashion Week at the Hotel National des Invalides -war museum, this afternoon. The collection is full of blood reds, leather and fox fur details, in my opinion an over-looking styling. In fact over-too-much should be the motto for a collection (and styling) which aim would be to bridge the gap between East and West intending to be provocative. Fatima Lopes wanted to follow some trends like padding, fur details, narrow shoulders, geometric puzzles, and second-skin micro skirts but I think the result was too much sexy, too much obvious, too much West-meet-the- East clichés, mainly the make-up and the hats dating a Chinese geishas kind of mood. Sorry, the problem is me, I don't understand the clue that Fatima Lopes is trying to say all those years of a successful career.   

O problema só deve ser meu! Não consigo gostar do trabalho de Fátima Lopes tanto quanto deveria, afinal é uma das criadoras comercialmente mais bem sucedidas do país. Uma vez mais a criadora portuguesa teve as honras de abrir esta tarde, a semana da moda de Paris, no Hotel National des Invalides.Talvez inspirada pelo cenário de um museu de guerra, a colecção para o próximo Outono/Inverno está cheia de vermelhos sangue em looks que se identificam com o poder de mulheres guerreiras que elegem a pele e pêlo como materiais de eleição. Na minha opinião o que falhou, em primeiro lugar, foi o styling exagerado e com demasiados pontos de interesse. De facto para-cima-de-demasiado podia ter sido o mote para a colecção ( e para o styling) cujo objectivo era fazer a ponte entre o Ocidente e o Oriente, com uma intenção notoriamente provocativa. Fatima Lopes quis manipular as tendências como o acolchoado, os detalhes de pêlo de animal, os ombros estreitos e os puzzles geométricos, em silhuetas afuniladas e esguias donde se destacam as micro-saias nude  e os vestidos justissimos como uma segunda pele. Mas, o resultado é mais uma vez demasiado sexy e óbvio, cheio de clichés ocidente-encontra-o-oriente, como por exemplo na make-up escolhido e nos chapéus, a evidenciar uma gueixa chinesa que se atravessou numa ocidental urbana. Desculpem, mais uma vez o problema só pode ser meu porque em todos estes anos de carreira bem sucedida eu nunca consegui entender as pistas de Fátima Lopes. 
  
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