Tuesday, October 25, 2011

PORTUGAL FASHION AT BLOOM'S: JORDANN SANTOS Spring/Summer 2012





In the two most important fashion platforms that happen in Portugal - Modalisboa and Portugal Fashion (Oporto) - were created places off the stage for the young designers showed their work: LAB and BLOOM, respectively. Places that have brought a freshness into the Portuguese fashion made by the established designers who are often limited by economic and commercial constraints and others. It's a fact that Portuguese fashion requires a "refresh", and we saw it in the most recent edition of Lisbon Fashion Week. Young designers who recently are going on into the Fashion World, have the lack of experience and few resources as disadvantages, but on the other hand, they have more creative freedom and more appetite for risk, in fact they do not carry an entire structure to their back as the big names do. So it is not unusual to be surprised by the bold proposals from the LAB/Modalisboa or the BLOOM/Portugal Fashion, so out of the clichés that we have seen on the main stage.

Nas duas mais importantes plataformas de moda que ocorrem em Portugal - a Modalisboa e o Portugal Fashion - foram criados espaços próprios fora do palco principal para os jovens criadores apresentarem o seu trabalho: O LAB e o Espaço BLOOM, respectivamente. São espaços que se têm vindo a revelar muito interessantes e que têm trazido uma frescura à moda portuguesa que pela mão dos consagrados, e muitas vezes devido a constrangimentos comerciais e outros, bem necessita de um "refresh". Os jovens iniciáticos no Fashion World, ainda que tenham a inexperiência e a falta de meios a seu desfavor, têm por outro lado maior liberdade criativa e mais apetência para arriscar, uma vez que ainda não carregam toda uma estrutura às costas. Por isso não é raro acontecer sermos surpeendidos por propostas mais ousadas e out of the chiché  do que aquilo que habitualmente assistimos no palco principal.

Jordann Santos is one of those young designers who recently presented its proposals for the next hot season at the BLOOM, as a guest designer of Portugal Fashion since 2008. What stands out immediately is that the Bloom, curated by Miguel Flor, is much more interesting, in my opinion, that the main stage located on the 1st floor, and much more performative. There it happened Fashion performances and not fashion shows as we know. It's a large open space, cut off by columns that give a certain drama,  and calls for greater creative freedom.

Jordann Santos é um desses jovens que, recentemente, apresentou as suas propostas para a próxima estação quente no BLOOM, criador convidado do Portugal Fashion desde 2008.  O que salta à vista de imediato é que o espaço Bloom, dirigido por Miguel Flor, é bastante mais interessante, na minha opinião, que o palco principal sito no 1º andar e muito mais performativo do que aquele reservado aos desfiles convencionais e não é à toa que aí se fala em Performances de Moda e não em desfiles. O próprio espaço amplo, cortado por colunas que lhe dão um certo dramatismo, convida a uma maior liberdade criativa.




"Antares", the supergiant red star belonging to Scorpion constellation, was the name of Jordann Santos' Spring/Summer 2012 collection showed at Bloom's. So the Universe's images capted by Hubble inspired the young designer to create prints in t-shirts and dresses giving a modern edge to the collection. Sporty inspiration with the cool factor always present, these proposals are made to please the young urban tribe as a great alternative to fast fashion sold in shopping centers.   

"Antares", a estrela supergigante vermelha pertencente à Constelação Escorpião, é o nome dado por Jordann Santos À sua colecção Primavera/Verão 2012, apresentada no espaço Bloom. As imagens do Universo captadas pelo Hubble, inspiraram o jovem criador a criar os prints em t-shirts e vestidos, a dar uma orla moderna à colecção. De inspiração desportiva e com o factor cool sempre presente, estas propostas foram feitas para agradar à tribo urbana jovem e são uma excelente alternativa à moda em série e fast fashion vendida nos centros comerciais.  






Athletic chic is one of the main trends seen in last fashion weeks, and it was the natural choice by Jordann Santos for his street-wear collection. Thinking of a young public who has the urban culture of New Yorker  gangs as references, Jordann's work evolves the idea of a distinct design with easy wear pieces but also possible to change the mood according to the personality of who wear them. 

O atlético-chic é uma das principais tendências vistas nas últimas semanas da moda, e foi a escolha natural de Jordann Santos para a sua colecção de street-wear. Pensando num público urbano jovem que tem os gangs nova-iorquinos como referências, o trabalho de Jordann envolve a ideia de um design distinto com peças fáceis de usar mas também a possibilidade de mudar o "mood" de acordo com a personalidade de quem as usa.
        







Cargo pants, mini dresses and wider silhouettes make-uped by leather details and sporty pockets, compete with a more structured profile as jackets made by mixed cotton and leather fabrics, always without lose the sporty edge. My fave were the loose tunics for a more relaxed look in a cool walking on the urban setting.   

Calças cargo, mini vestidos printados e uma silhueta mais ampla são compostas por detalhes em pele e bolsos desportivos, competindo com um perfil mais estruturado de blusões e casacos construidos sob a égide de materiais diversos como a pele e o algodão, para nunca se perder o sublinhado desportivo. Das minhas peças favoritas contam-se as tunicas soltas, ideais para um visual mais casual  num passeio pela cidade, sem perder o estilo.




A final note about what I  don't like in the styling of the looks. It's all about the pumps shoes' option; too much classic. Probably this choice wanted to underline the chic factor in the sporty style, but in my opinion, did not result, mainly with cargo pants and sporty dresses or loose tunics. Since the Portuguese footwear industry is in full force with a bold and very trendy design, it would be amazing  that young designers (and others) could do partnerships with Portuguese brands to styled their collections, as, for example, Aleksander Protic did with DKODE. Both designer/brand will be winners with these kind of associations.

Não quero deixar de referir aquilo que menos gostei no styling dos looks e que tem a ver com a opção pelo tipo de sapatos "pumps", um estilo demasiado clássico e muito pouco arrojado que possivelmente pretendia fazer o contraste com as peças de pendor mais desportivo e acrescentar o factor chic, mas, que na minha opinião, não resultou, nomeadamente com as calças cargo e os vestidos e túnicas mais desportivos. Sendo que a industria portuguesa de calçado está em pleno vigor e com um design arrojado e trendy, não seria de todo descabido que os jovens designers ( e não só) fizessem parcerias com as marcas portuguesas para comporem o look das suas colecções, aliás como já fazem alguns designers consagrados, exemplo de Aleksander Protic com a DKODE. Ambos, designer e marca ficarão a ganhar com este tipo de parcerias.

 


More importantly, Portuguese fashion seems to have a shiny future according to what I've seen in the alternative Bloom's performances. There's a real cleverness to the way young designers, Jordann Santos included, developed their ideas without leave out what the market wants and for who are they design their collections? And I think there is in Portugal a growing young public with propensity to buy finess design, who has a big fascination with fashion itself. The number of Fashion schools exploded in Portugal in the latest years, as fashion sites, online magazines and blogs, so young designers must take advantage to the young and well informed audience, investing in quality, marketing and partnerships.  

Mais importante, a moda portuguesa parece ter um futuro brilhante de acordo com as perfomances que vimos no Bloom ( e que já tinhamos assistido no LAB). Há uma inteligência real na forma como os jovens designers, Jordann Santos incluido, desenvolvem as suas ideias sem perder de vista o que o mercado quer e para quem estão a criar! E eu penso que há um crescente público jovem em Portugal com propensão para consumir design de qualidade, com um grande fascinio pela própria moda. Nos últimos anos o número de escolas de moda no país explodiu, assim como os sites, revistas online e blogs de moda e disciplinas conexas. Pelo que os jovens designers só têm que aproveitar essa onda de uma audiência bem informada e exigente, investido em qualidade, marketing, divulgação e parcerias.
      

Photos courtesy of Susana Neves

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