Monday, October 10, 2011

MODALISBOA TRANSFUSION SS 2012 - THE FINAL CUT!


Ana Salazar SS 2012 photo by Joao Lamares Photography


Hoje estou de volta à minha realidade que fica um pouco à esquina do Fashion World, depois de 4 dias (e noites) imbuída do seu espirito e corpo, mesmo no epicentro da acção. Não deixa de ter piada esta minha vida dupla durante cerca de 8 horas no quintal do mainstream a lidar com questões de Facto e Direito, e as outras 8h mergulhada no underground da criatividade e no jardim de todas as diferenças. Neste caso é mesmo verdade que os opostos me atraem, mais que não seja porque os sonhos se bem que ainda não paguem imposto, também não pagam a renda nem o pão. Portanto, é graças a esta duplicidade que consigo ser a amante criativa que sonha e a mulher positivista que trás o sustento para casa. Perfeito!

Portanto, dizia eu que que a Modalisboa para a próxima estação quente acabou e agora que o calor da excitação perante tantas novidades e coisas novas para ver está esfriado há que fazer uma espécie de balanço, mas, menos chato porque já ninguém tem paciência para tantas palavras que eu tenho a mania de escrever.



Maria Gambina SS 2012 Photo by João Lamares Photography


É notório que eu amo de paixão os criadores portugueses, mais não seja admiro-os por serem batalhadores e não desistentes apesar das grandes dificuldades do nosso diminuto mercado e falta de investidores; E essa começou por ser a razão deste blogue, porque senti a necessidade de haver um espaço de divulgação feito por portugueses sobre moda portuguesa, onde não só se falasse a sério sobre o que se faz no nosso little fashion world, mas, também um espaço para os criadores serem ouvidos e divulgados lá fora (por isso escrevo em inglês). Contudo, a compreensão e admiração perante as grandes dificuldades que enfrenta quem escolhe o caminho da moda em Portugal, não me levará nunca a uma atitude de condescendência perante o seu trabalho e por isso procuro nas minhas reviews das colecções apontar os aspectos positivos de que gostei mais, mas, também aqueles que acho menos bons e que na minha opinião poderiam melhorar, apesar das contigências financeiras que muitos enfrentam.




Katty Xiomara SS 2012 photo by Joao Lamares Photography

Um dos defeitos que mais aponto ao "mood" de ser português é a acomodação, somos pessoas que gostam de pantufas e adoptamos muitas vezes atitudes negligentes e pouco profissionais com essa mania crónica de fazer tudo em cima do joelho, se possível na véspera. Este é um defeito transversal aos portugueses em todas as áreas de actividade e, claro ao Fashion World. Se inventamos uam fórmula que funciona repetimo-la à exaustão e desde logo nos colocamos no papel de génios que preguiçosamente vivem á custa da fórmula que envelhece e se gasta e deixa de funcionar sem que nos apercebamos disso.

É pelo que disse acima que muitas vezes é nos jovens criadores de moda que sentimos aquela garra e vontade de fazer diferente e inovar e isso vê-se nos defiles do LAB, e sublinho aqui o trabalho d' Os Burgueses e  a sua ópera urbana. O  mesmo nem sempre acontece nos já consagrados que têm tendência para repetirem as mesmas fórmulas de colecção para colecção durante anos, muitas das vezes só mudando a cor dos looks ou os tecidos. E atenção que isso não tem nada a ver com o "estilo  próprio" que cada criador desenvolve e que fica inscrito no DNA do seu trabalho, porque lá fora os designers são obrigados muitas vezes a desenvolver cerca de 4 ou 5 colecções por ano e, apesar de todas as colecções terem uma marca identitária própria como é desejável , sentimos que cada colecção trás algo de novo. Aqui nem sempre isso se verifica e nesta edição da Modalisboa voltou a acontecer, em alguns casos, essas repetições da Old Formula.


Ana Salazar SS 2012 photo by Joao Lamares Photography

Porém, em outros criadores como Ana Salazar e Alves/Gonçalves, só para citar dois exemplos, sentimos que há um esforço por trazer looks contemporâneos e seguindo de perto as tendências internacionais, ou criando até outras próprias. E de facto estas duas colecções conseguiram surpreender-me não só pela qualidade dos tecidos e precisão dos cortes e acabamentos ( e ai que a moda portuguesa é tantas vezes imperfeita nos detalhes), como pela frescura que trouxeram à passerelle ainda por cima tratando-se de dois veteranos da moda portuguesa. Uma nota também muito positiva para a Katty Xiomara com a sua mulher-borboleta ao estilo poético tão próprio, revelador da essência da feminilidade sempre presente no trabalho da criadora; Ainda para Ricardo Dourado que nos trouxe algo de novo e muito artistico realmente inspirador com a sua interpretação muito própria do trabalho de Jenny Holzer; Assim como o arrojo andrógino de Alexandra Moura, repetindo-se como criadora dos looks mais cool da Modalisboa. Alguns looks de Maria Gambina também me ficaram na memória, sobretudo os mais desconstruidos e inventivos de uma tribo urbana com forte identidade, aliás algo comum com Alexandra Moura.


Lidija Kolovrat SS 2012 Photo by Joao Lamares Photography
 Não posso deixar de falar aqui naquelas que foram as colecções, apresentadas nesta Modalisboa-Transfusion que mais me inspiraram na sua globalidade e em que achei mais coerência, cuidado e qualidade na elaboração do styling, dos cabelos aos sapatos e demais detalhes. Falo primeiro da colecção de Lidija Kolovrat cujo trabalho de padronagem acho deslumbrante, sobretudo quando sinto tanto a falta de padrões nos criadores presentes na Modalisboa, cuja paleta de cores abranje monotonamente os trio branco-preto-vermelho e os tons terra misturados com tonalidades nude. Assim, o arrojo e por vezes "over" de prints caleidoscópicos e jogos geométricos de Kolovrat foi algo que me marcou intensamente.




Aleksander Protic SS  2012 photo by Joao Lamares Photography
 Quem me acompanha neste blog há quase dois anos sabe bem que um dos meus art designers de eleição é o Aleksandar Protic, e esta sua colecção com inspiração na estética do filme de culto de ficção cientifica Blade Runner, em que os looks de vermelho sangue constituiram dos momentos mais intensos na passerelle da Modalisboa/Transfusion.

Os Burgueses SS 2012 Photo by Paula Lamares
 Não posso deixar de confessar que a colecção que mais me fez sair de mim e entrar num estado sonial, o que significa que a moda aqui se cumpriu, foi o trabalho do designer polaco convidado Dawid Tomaszewski. Ao facto não deve ser alheio ele ter trabalhado com Rei Kawakubo (Comme des Garçons) quem como todos sabem eu venero. Outro facto é que desde a beleza de styling do cabelo entrançado, aos sapatos fabulosos, passando pelas peças que causaram um frou-frou generalizado no público e que sujeitam a minha memória a constantes "re-backs" nas fotos que o Ruben Viegas tirou do desfile, tudo se conjugou para esta ser uma colecção inesquecível na minha alma de fashionista. 


Dawid Tomaszewski SS 2012 Photo by Rúben Viegas

A nota menos positiva vai para o atraso dos desfiles, por vezes mais de uma hora em relação ao horário estabelecido e os poucos lugares reservados à imprensa, sem especificação dos lugares atribuidos à press nacional, designadamente, aos que não pertençam à imprensa escrita e televisão que muitas vezes fazem uma cobertura de menos de uma página dedicada à Modalisboa, e uma linha por desfile quanto muito.

Para terminar este Final Cut, quero expressar, todavia, a minha admiração e incondicional apoio a toda a equipa da Modalisboa, nomeadamente à Manuela Oliveira e ao Pedro Matos que contra todas as adversidades têm divulgado "with LOVE" a moda portuguesa com Eduarda Abbondanza ao leme, apaixonadamente, há 20 anos; Brindo também ao profissionalismo e empenho dos criadores presentes, modelos e demais staff técnico que se desunharam para nos oferecer um (muitos) espectaculo inesquecivel durante os 4 dias da semana da moda de Lisboa; E, finalmente, aos jovens voluntários que me conquistaram pela sua simpatia e paciência enquanto nos debatiamos por um lugar o mais à frente possível e, sobretudo, quando insistiamos em sentar em sítios que não eram de todo permitidos, até por questões de segurança.   

Uma palavra de agradecimento final para a CANON que nos disponibilizou o material imprescindivel para conseguirmos as fotos com a qualidade que os nossos seguidores nos merecem. E aos fotógrafos Joao Lamares e Ruben Viegas por me aturarem e apoiarem na minha luta constante para vos fornecer  atempadamente os posts dos desfiles  todos estes dias ( noites e madrugadas adentro), apesar dos problemas constantes com falha de rede na Press Room exclusivamente por trâfego excessivo, alheio portanto ao profissionalismo ( e paciência também) dos técnicos informáticos de apoio à Press Room que isto de aturar jornalistas stressados ( e cansados) não é para todos.

Daqui a 6 meses há mais e nós lá estaremos sempre com as expectativas no pico mais alto da nossa paixão pela moda portuguesa. Porque a Moda é como a Vida, renova-se a cada estação e nós transformamo-nos com ela, para ficarmos cada vez mais iguais a nós próprios.


    

No comments:

Post a Comment