Thursday, July 14, 2011

INSPIRATION: MESSAGE ONLY FOR PORTUGUESE MALES

Note: This text need no translation because it was destined only for Portuguese guys.

Ainda não entendi porque é que os homens portugueses adoram andar fardados! Claro que não falo das fardas militares e/ou profissionais que essas até têm justificação plausível, mas, da farda calças de ganga + T-shirt/pólo branco/verde natureza/cinzento ou noutras cores mais neutras que a tradição Suíça! Esta neutralidade pode significar vergonha, medo crónico da alegria, receio infundado de que o uso gritante de cores mais arrojadas seja confundido com quebras acentuadas de macho man style, por simples questão de falta de gosto genético… etc. Acho que nenhuma destas justificações me satisfaz, a não ser talvez a vergonha, porque é notório para mim que os homens portugueses são realmente muito envergonhados, sendo que o risco de repararem neles é o desporto mais radical que conhecem. Basta ir a um sítio dançante, onde se dança a sério e não às discotecas onde os saltos e outros gestos de chimpanzé zangado são considerados “dançar”, para se constatar que os homens estão sentados ou em grupo de copo na mão e as mulheres dançam umas com as outras na pista. Portanto, como o acto de dançar não se pode confundir com falta de masculinidade (antes pelo contrário, os grandes galãs dançam muito bem e sabem que esse acto de sedução conquista qualquer mulher) só posso concluir pela vergonha crónica de que sofrem os homens lusitanos, em geral. Se fizermos o simples exercício de ao fim do dia nos tentarmos lembrar de um homem interessante e bem vestido que tenha passado por nós, provavelmente,  temos que nos remontar a muitos meses atrás ou quando fomos de férias para Milão. E não me venham com a desculpa da falta de dinheiro dos portugueses que uma t-shirt branca às vezes custa mais dinheiro que uma t-shirt verde esmeralda, justamente, porque a primeira tem venda garantida. E depois, não é preciso ganharmos o euromilhões para juntarmos um pouco de excentricidade no nosso guarda-roupa! E com isso não estou a defender que os homens devam passar a usar saias ou coisa do género. Os meus conselhos de “excentricidade” passam só por deixarem de comprar sistematicamente as mesmas calças de ganga azuis cócózinhas e o pólo cinzentinho da Throttleman ou uma t-shirt queque-enfadonha da Quebramar e passem a comprar umas calças caqui e uma camisa mais personalizada, e junte-lhe alguns detalhes simples de bom gosto que mostrem que pensaram no assunto mas não muito.

(Este visual...dificil eih?)







( Custa alguma coisa ser arrumadinho e ter estilo?)

Ora, digam-me lá se os exemplos das imagens que vos trago não são exemplos perfeitos de masculinidade? Deixam por acaso dúvidas? Parece simples… porque, é! Isto vale para todos e todas e não só para os homens portugueses: Há que deixar a nossa zona de conforto e procurar sermos melhores pessoas. Claro que já ouço um batalhão de gente “fardada” a gritar que as pessoas se julgam pelo interior e não pela aparência, mas, digo-vos que isso é um preconceito da treta que na prática não vale nada. A imagem faz parte da pessoa e a forma como ela se apresenta aos outros é aquilo que a define enquanto não se desenvolve o conhecimento a outros níveis mais profundos. A imagem é como um cartão de visita, não é um curriculum mas fala muitíssimo da pessoa que o usa. A roupa e o aspecto da pessoa diz-nos como é que essa pessoa quer que os outros a vejam e isso a mim diz-me muitíssimo sobre ela, ainda, que depois o convívio possa negar aquilo que avaliei numa primeira impressão. Mas, nem sempre há oportunidade de conviver e uma coisa é certa não há segunda oportunidade para emendar uma primeira impressão.






Por mim estou farta do cinzentismo dos homens portugueses que muito raramente me fazem virar a cabeça e me merecem sequer o trabalho de um segundo olhar. Nisso as mulheres portuguesas estão um passo à frente, ainda que nem sempre da melhor forma, mas, pelo menos mostram que desejam sair do provincianismo cinzento e têm a coragem de abraçar o arco-íris urbano. Ninguém tem de sair à rua como se fosse para uma produção de moda, nem nunca defendi as fashion victims, só acho que as pessoas e, os homens em particular, deviam ter mais preocupações estéticas e brindar a paisagem dos outros sendo mais bonitos e atraentes, como se isso fosse uma boa acção para com os semelhantes, isto se não o quiserem fazer por si próprios que seria o ideal. E um recado final para os homens: o que as mulheres mais apreciam nos gays é o seu sentido estético refinado, aliem isso a bom sexo e vão ver como é fácil ser-se homem em Portugal! E… não tenham receio de parecerem “Metro” porque em geral esses gajos têm tanto gosto como a decoração interior de uma loja dos chineses! Ousem, meninos! O bom gosto adquire-se com a prática. Da próxima vez que forem à loja inspirem-se nas minhas imagens! Good Luck!       

Nota: All the pics from The Sartorialist ( mainly from Milan, of course!)
  

5 comments:

  1. Eu concordo!!!
    Aliás, basta andar num aeroporto tipo o de Frankfurt em que não é preciso olhar para as indicações nos quadros para descobrir onde está o voo para Porto ou para Lisboa. Basta olhar para os homens de fato cinza, ou no máximo dos máximos, o blazer azul marinho com a calça beige..... É na cara.

    A forma de vestir é tão expressivo quanto analisarem a nossa biblioteca ou o nosso iPod. E daí ser tão importante não sermos cinzentos. Concordo plenamente com a Paula.
    E já agora, eu não costumo ser cinzentão :)
    Artigo 5*
    Parabéns Paula!!!

    ReplyDelete
  2. Por acaso tenho a sorte de ter amigos e seguidores do blog e facebook que fogem ao cinzentismo e bastante good looking. mas, tenho que admitir que sou sortuda e que eles são uma excepção como o Álvaro. E já agora, como diz omeu amigo Tiago, gostar de moda não é gostar de ir às compras. Conheço muitos meninos (e meninas) que passam a vida a ir ás compras mas compram centenas de vezes a mesma t-shirt e as mesmas calças.

    ReplyDelete
  3. De facto adorei o teu post! Subscrevo na íntegra as tuas palavras, e considero que a biosfera masculina é muito tímida sim, de facto eu tendo a observar mais a forma como as mulheres portuguesas se vestem, do que os homens, e cansa-me ver sempre as mesmas camisas e as mesmas t-shirts!Deprime-me mesmo muito!Há dias em que lá me cruzo com estrangeiros que denotam uma maior sensibilidade face aos portugueses, e pronto fico satisfeito! Quanto aos gays abundam aqueles que se vestem duma forma rídicula, o que de igual modo deprime! Mas todos podiam melhorar a paisagem das nossas cidade, do nosso país, acho que todos ficaríamos a ganhar, mas a sua tacanhez fará com que se conservem cinzentos, até nestes tempos de crise...

    ReplyDelete
  4. Paula, achei o seu texto fenomenal e bem humorado como sempre, a falar de um assunto que é mais sério do que parece. Porque, primeiro, para muitos, esse cinzentismo é a nossa imagem de marca (veja-se a ideia que os brasileiros no geral têm de nós) - e atenção que vestir cinzento, não e ser cinzentista, há maneiras e maneiras de usar cinzento. Segundo, porque trasmite um conservadorismo descontextualizado e bacoco, e que de facto os homens portugueses são muito preocupados com a sua imagem e com a sua estética. A diferença para um homem moderno (ou actual) é que eles preocupam-se em continuam a ter o ar de machos latinos, rançosos, sabujos e do alto da sua glória (ou barriga) não descem à Terra para ver que tanta seriedade não leva a lugar nenhum, senão a um profundo descontentamento pessoal com a falta de coragem para mudar, nem que seja o corte de cabelo. Terceiro, porque eu penso que a maneira de vestir muda a forma como encaramos os nossos dias e os nossos afazeres, quando vestimos cores claras, o dia torna-se mais leve, parece até que apanhamos mais sol (falo por experiência própria), com cores mais escuras, sentimo-nos mais pesados, e creio que os portugueses ao usarem tantas cores escuras, influencíam a forma como nós encaram a sua vida.

    Pior ainda: há muitas mulheres que ainda gostam disto! (talvez seja uma das razões pelo aumento drástico das depressões nas mulheres portuguesas)

    Eu não sou a pessoa mais colorida, adoro cinzento e preto e azul escuro, mas obviamente que o meu visual tem algumas particularidades que ainda fogem ao padrão português. Um dia agarrei numas jeans escuras, numa sweater lilás e num blazer cinzento e fui assim para as aulas. É óbvio que todos os que não pertenciam a design de moda, gozaram, riram, comentaram (como autênticas lili caneças nas manhãs do goucha a comentar a vida dos outros) e no fundo o meu visual resumia-se a um blazer, umas calças e uma sweater. Querem mais masculino que isto?? Enfim, eu ach oquetudo isto se resume a mesquinhez, a medo e preconceito. Espero que mude no futuro, porque às vezes não se aguenta, e se eu que sou tão simples digo isto, imagine-se os meus colegas que pintam o cabel ode cor de rosa, ou amigos meus que usam lenços e anéis e outros adereços mais extravagantes. Neste país de gente merdosa, torna-se uma verdadeira aventura (tentar) ser diferente.

    ReplyDelete
  5. É preciso ter muita personalidade para se ter a coragem de se ser diferente em Portugal.

    ReplyDelete