Wednesday, April 13, 2011

BE OPTIMIST... KEEP COOL!


Photo by me
Note/Nota: This text for personal reasons is writing only in Portuguese. If you want you can go to google translate bar////. Este texto por razões pessoais vai ser só escrito em português porque acho que só vai interessar à classe que habita o rectangulo ibérico fora da Espanha.

Sigo o blog PIPOCA MAIS DOCE há já algum tempo porque acho piada a alguns textos da autora que é jornalista. Não costumo comentar opiniões porque uma opinião não passa disso, é composta por um conjunto de juízos subjectivos e não factos, pelo que qualquer comentário não passa de opinião sobre opinião e portanto com a suposta relatividade que é a sua natureza.Todavia, ao ler este post AQUI sobre Portugal e os Portugueses "Querido FMI", apeteceu-me também opiniar alguma coisita. Nada de muito interessante esta mania que os mais "esclarecidos" têm de, animados por uma caracteristica petulância salpicada de pitadas de arrogância que está para estes "visionários# como a flor de sal para os gourmets, deitarem abaixo os outros, digo, o povo, vulgo José Povinho. Junto com a população de Zés(-ninguéns), os tais visonários-esclarecidos-gourmets arrastam o País para a categoria de lixo, como se já não bastassem os ratings viciosos das standard $ Poor's do Primeiro Mundo. Que só gostamos de festa ( deve ser por isso que somos os primos bastardos deprimiditos da Europa com indices de consumo de anti-depressivos que faziam corar o director de um hospicio suiço); Que não trabalhamos e fumamos, pintamos as unhas e comemos bolos em vez de... ah e comentamos os blogs como a pipocamaisdoce... em vez de... e claro que depois de lermos crónicas como ESTA AQUI da tal pipocamaisdoce ficamos tão amargos que resolvemos logo ir trabalhar para ver se passa o amargo de boca!!! E que gostamos de Sol e praia (também os alemães por suposto que vêm cá e adoram e que só não se escapam para os paredões solarengos sempre que (não) podem porque.... adivinharam? Não TÊM!). Ah e claro que parece que connosco tudo é "Impossível"... logo nós que fazemos pratos gourmet com pão e ervas a que carinhosamente chamamos açorda, que fazemos esticar os parcos euros do ordenado mais reles da Europa pelos mesmos trinta dias dos outros e com os combustiveis e bens de primeira necessidade mais caros do que no resto da Europa... Nós que inventamos o verbo "Desenrascar" para darmos aos filhos uma educação de Bolonha quando nem ganhamos para as bolotas (tradução: comida de porcos)!!! Falem-nos de "Impossivel" e nós desenrascamo-nos mesmo com menos recursos que a Europa verdadeira, pior formação e possivelmente mais anos de atraso estrutural e mental em relação aos vizinhos, e, mais politicos corruptos e imcompetentes que fazem parecer o Berlusconi um mero chulo inofensivo que a despeito de gostar de sexo, respeita o seu Povo. Aqui os nossos governantes preferem F***r o povo.... 
Pois é Pipoca a tal "classe trabalhadora" que analisas com tanta perspicácia e graça, não só trabalha como trabalha em condições que nem os ratos da tua futura casa no centro de Lisboa se atreveriam a morar!Basta ir ver as condições em que fumam, bebem café, pintam as unhas, jogam paciências e comentam blogs... oito horas por dia, os funcionários públicos da Direcção Distrital da Segurança Social de Cascais, isto só para te dar um exemplo comezinho. E se calhar eles também lá trabalham... SURPRESA! 

Deixemos-nos de miserabilismos e deita-a-baixo que desde a comunicação social, aos comentadores, jornalistas, demais sapientes e especialistas em conversa fiada de café há uns tempos largos a esta parte parecem eficientes autoclismos para a auto-estima nacional. Chega de bota-a-baixo que as meias solas já estão rotas de tanto caminharmos em direcção aos Himalaias do péssimismo. No Brasil irmão também há corrupção mas todos conhecem é o samba! Cá a canção nacional é o fado... e está tudo dito. Não precisamos de pipocas doces que deixam no fim um travo bem amargo, precisamos é de uma boa comédia romantica com final feliz, vão ver que depois é mais fácil acreditarmos que vamos sair desta e que o FMI pode levar tudo menos as praias e o sol lá para a Alemanha.
       

4 comments:

  1. Ora aí está o que se chama colocar todos os pontos nos is. Cá por mim... Não suporto o nacional-pessimismo nem o pseudo-intelectualismo. E não leio esse blogue que referes porque, enfim... acho que já disseste tudo!

    ReplyDelete
  2. Este deve ter sido um dos melhores post que li até hoje, Parabéns.

    ReplyDelete
  3. Isto é o que teria dito à pipoca, se tivesse conseguido comentar ( tentei, mas se calhor sou burra, ou rendida ao impossível, ou só não me apeteceu criar uma conta google)

    Lamento que uma opinion maker se fique pelos lugares comuns e piadas do costumes. Aqui na aldeia costuma dizer-se que "o bom julgador por si se julga". Eu, que sou uma acérrima anti-FP, jamais me poria com estes comentários, sabendo da abrangência de um blog como "A pipoca mais doce". Lamento mesmo, que em vez desta ironia, que aceito que represente alguns dos portugueses, funcionários públicos ou não!,não tenha pegado exactamente no melhor do que por cá se faz, e mostrasse aos de cá e aos de fora que este país é mais do que uma caricatura. Para estas críticas, uso o livro de reclamações das instituições, porque se sabe destes casos e os pode nomear , directamente, e não os denuncia, é farinha do mesmo saco.
    E agora, pode apagar o comentário. Para mim, é igual ao litro...

    Esteve muito bem!

    http://naprimeirapessoa.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete
  4. A Pipoca devia limitar-se a sapatos. Disso ela percebe (embora faça até grandes crónicas para convencer outros e a si mesma que sabe um pouco de tudo).
    Coitada. Se calhar o sonho dela era trabalhar numa Loja do Cidadão.

    ReplyDelete