Friday, March 4, 2011

WHERE IS "FAST" FASHION GOING?



I must confess my disappointment about the latest collections for the next Fall-Winter 2011-12, presented so far at Paris Fashion Week. But, I'm an optimistic and I believe today and next weekend with the Dior, Maison Martin Margiela, Lanvin, Comme des Garçons... collections things will get hotter!
xxx
Tenho que confessar o meu desapontamento (já o disse anteriormente) sobre as últimas colecções para o próximo Outono-Inverno 2011-12, apresentadas até agora em Paris. Mais do mesmo em quase todas as frentes, de Balmain, Rochas... Barbara Bui, Rick Owens... e até Balenciaga. apesar desta última ter apresentado peças muito interessantes. Mas, sou uma pessoa optimista e acredito que a partir de hoje e no próximo fim de semana as coisas irão aquecer com os desfiles de Dior, Maison Martin Margiela, Lanvin, Comme des Garçons (Ah Rei não me irá desapontar quase de certeza!!!).  

For example, the look above from Balenciaga... where did I see it? Oh! It reminds me the new Zara's dress from Spring 2011 collection, photo by David Sims featuring Stella Tennant (below on the right) that was inspired in the past by the photo on the left photographed by F.C. Gundlach in 1966 ( image via into the fashion). 

xxx
Por exemplo, este look da imagem acima da colecção de Balenciaga... onde é que eu já vi isto? Oh! A túnica listada lembra-me o vestido da colecção Spring 2011 da Zara, na foto de David Sims com Stella Tennant ( e que aqui em Lisboa está na montra de todas as Zaras) que por sua vez recorda a foto dos anos 60 de F.C. Gundlach (1966) - Via Into de Fashion.





It's harder and harder that fashion can surprise us literally speaking! The guilt maybe is this fast-paced century where collections can often seen in full on sites and blogs in less than an hour they have shown and half an year before you can buy in to them. It certainly feels as if the visual is all that matters. This makes you feel that you have seen all this before, and it turned you in a bulimic of information, and you wanted always more and better. So what will be the right place to be surprising? So I have to give some credit to Tom Ford, but fight new technology is a hard task, internet is the new minotaur of creativity! Besides this the pressure behind creative directors and designers are huge, fenomenal! They must design second and third lines of the luxury labels, and beside that they have no more than a couple of months to design entire collections ( Resort, etc...) that you "eat" with the speed you eat fast food, and not everyone has the efficient performance of Karl Lagerfeld! So it is not a surprise that designers and creative directors couldn't surprise us anymore, is it? Is the fast fashion killing creativity and the ability to generate new trends?
xxx
Talvez a culpa da falta de surpresa que a moda actual nos provoca se deva a este mundo hiper-ultra rápido, servido pela internet instântanea, onde as colecções podem ser vistas à escala mundial meia hora (ou até em alguns casos em simultâneo) depois dos desfiles acontecerem, e seis meses antes se chegarem às nossas mãos. Isto faz-nos sentir que já vimos tudo e devoramos informação ao segundo, onde o presente se torna passado pelo tempo que demora devorar fast food. Nisto tenho que dar alguma razão a Tom Ford, mas, lutar contra as novas tecnologias de informação é uma tarefa muito ingrata e pode até cheirar a pedantismo elitista (e em alguns casos é!). A internet é o novo minotauro da criatividade! A pressão sobre os criadores e, sobretudo, responsáveis das grandes marcas de luxo - os directores criativos - é enorme! Para além de terem que conceber 2ªs e 3ªs linhas das marcas, o tempo que lhes é dado para criarem uma colecção não vai além de um par de meses ( com as colecções intermédias) e nem toda a gente tem a velocidade criativa e o desempenho eficiente de um Karl Lagerfeld! Então não te podes surpreender se os designers e directores criativos estejam com dificuldades em fornecer algo absolutamente novo e "nunca visto" a cada dois meses, pois não? Será que a moda rápida está a devorar a criatividade e a matar a capacidade de gerar novas tendências?

3 comments:

  1. não vejo assim tantas semelhanças entre as peças balenciaga e zara, até porque as duas têm backgrounds criativos muito diferentes (se é que quando falamos de zara podemos falar de criação).

    acho sim que balenciaga já não está a ser tão trendsetter como há uns anos atrás, quando praticamente era o desfile mais aguardado de paris. acho que a moda está menos dedicada a essa surpresa a que nos habituou, as roupas são mais vendáveis, as pessoas estão fartas de ver design e de não o poder adquirir. o ênfase agora é no detalhe, na qualidade e tecnologia dos materiais e manufatura, e isso por vezes supera um vestido espampanante de milhares de euros que se guarda no armário.

    acho que as visões de miuccia prada e phoebe philo são cada vez mais omnipresentes (esse look balenciaga lembra-me muito de céline), não que sejam diretamente imitadas pelos criadores, mas sinto que forma de encarar o pronto-a-vestir no presente está muito ligado a essas duas senhoras. será que finalmente a moda para mulheres começa a ser ditada por mulheres? é que se analisarmos bem, isso faz toda a diferença. veremos.

    ReplyDelete
  2. Acho que a questão não é de as mulheres estarem "fartas de ver design e não o puderem adquirir"... eu não posso adquirir nenhuma das peças de que falo no meu blogue, e não é por isso que deixo de me deslumbrar com elas. Para mim são peças inspiradoras e é essa para mim a sua função principal: inspiram-me nas formas, cores, misturas... para depois fazer a minha própria "moda". Na minha opinião quando a alta moda (e não falo obviamente só de Couture)me deixar de inspirar alguma coisa vai mal...

    ReplyDelete
  3. Very well said! Totally agree with you about the fast speed and the lack of creativity. Another thing that fashion seems to be missing nowadays is EXCLUSIVITY, the feeling of being luxury. The first moment you see the clothes on the catwalk, the second one they are already on the people in front of the shows. By the time they hit the stores six months later the images have been spread everywhere and the high streets full of similar copies.

    ReplyDelete