Monday, May 16, 2011

INSPIRATION: INSIDE


Sometimes you put walls up, not to keep people out, but to see who cares enough to break them down.
Por vezes ergues paredes não para manteres as pessoas afastadas, mas, para veres quem se importa o suficiente para as deitar abaixo.


Some of my followers via facebook ask me why Fashion Heroines became an inspirational blog and little talk about fashion issues. I would like to tell you that I became more "Zen" because I have so much stress around me that my blog is like a silent lagoon where I come to get my feet wet and my mind fresh and find some kind of balance. But I must tell you that I don't agree with some of my followers' opinions because I think fashion is all over my blog again and again and again... Fashion is not only clothes, shoes and that staff that we can wear, fashion is all about feelings that leading states of mind which define what we want to use or not. It's why abundace leads to a baroque and excessive aesthetic and crisis brings people to prefer clean minimalism. What we wear is the consequence of present time, and hard times make people relive the past where in a romantic way of thinking they were presumably happy, so vintage came to day light as a fashion statement and vintage photos of old looks and outfits became very appreciated. On the other hand when people are more depressed they need something or someone to get them back to the top. So Fashion Heroines is all that, an optimistic aesthetic revolution. A collection of beautiful things are like a hot bath they can cure almost everything. It's why I would like to share with you these beautiful things I find... somewhere.

Alguns dos meus seguidores via Facebook perguntam-me porque é que o Fashion Heroines se está a tornar num blog mais inspiracional e queixam-se que já pouco falo de moda. Gostaria de vos dizer, meus queridos, que estou de tal forma rodeada de stress por todos os lados que o meu blog se tornou para mim como uma lagoa de silencio onde vou molhar os pés para manter a cabeça fria e procurar alguma espécie de equilibrio. Mas, tenho que vos dizer que não concordo com essa opinião de que já não falo de moda mais porque ainda e só é a moda o tema de onde parto e onde chego. Moda não é só roupa, sapatos e todas esses acessórios que usamos, a moda é sobre sentimentos que conduzem a estados de espírito que definem as nossas escolhas do que vestimos ou deixamos de vestir. Não é por acaso que em tempo de abundância as pessoas são levadas a consumir em excesso e a preferir o estilo barroco e similares, já em periodos de crise as pessoas voltam-se para uma estética mais limpa e minimalista. O que vestimos é a consequência do presente e em tempos dificeis temos a tendência para valorizar o passado onde, numa atitude romântica, sobrevalorizamos o que fomos e esses periodos onde supostamente fomos felizes. Assim, não é por acaso que vivemos uma explosão de gosto pelo vintage e são tão apreciadas estilos antigos que resulta dessa mesma sobrevalorização do passado. Por outro lado quanto mais deprimidos mais precisamos de algo ou de alguém que nos ajude a voltar ao de cima. O Fashion Heroines é tudo isso, uma revolução estética onde o optimismo é obrigatório. Finalmente, uma colecção de coisas bonitas é tão terapeutico como um banho quente, ambos conseguem curar quase tudo. Por isso partilho convosco as coisas bonitas que por ai vou encontrando espalhadas...


3 comments:

  1. Olha adorei o texto não podia estar mais de acordo com:"Moda não é só roupa, sapatos e todas esses acessórios que usamos, a moda é sobre sentimentos que conduzem a estados de espírito que definem as nossas escolhas do que vestimos ou deixamos de vestir." moda é muito mais que as nossas compras e copiar editoriais que gostamos de qualquer modo o teu blog está num top 5 dos portugueses para mim e as tuas inspirações são as mais inovadoras do que se vÊ por aí. Eu sigo-te pela intelectualidade não pelas compras para mim falas muito de moda e bem que eu já revirei o blog todo.
    O maior descanso para ti, eu também quero não aborrecer os meus leitores com as mesmas coisas que a mim me aborrecem, mas tem sido difícil. E tu não aborreces as tuas "inspirações" vejo muito para além disso.
    beijinhos

    ***

    ReplyDelete
  2. Muito obrigado. É para gente como vocês que eu "ganho" cada minuto das horas que passo a falar das minhas inspirações.E cada feedback dá-me garras para continuar se bem que às vezes tenha dúvidas sobre o caminho. Obrigado sobretudo por me compreenderes. Também gosto muito do teu/vosso blog.

    ReplyDelete
  3. Do meu! e só gosto de opiniões sinceras!!!! se não dá não dá!!!

    ***

    ReplyDelete